Organização de Jovens Espíritas

Um mundo melhor OJE!

Pedi e Obtereis

                                                                                                                             Ary Brasil Marques

        O homem tem ao seu dispor de um maravilhoso instrumento de comunicação que lhe permite, a qualquer momento e em qualquer lugar onde esteja, se comunicar com Deus e com os seus semelhantes.

        Esse instrumento é a prece. Para entendermos o seu mecanismo e a sua eficácia, poderemos consultar o Evangelho Segundo o Espiritismo em seu Capítulo XXVII, e lá obteremos esclarecimentos importantes a respeito desse assunto.

        A prece é uma invocação, mediante a qual o homem entra, pelo pensamento, em comunicação com o ser a quem se dirige. Pode ser objeto de um pedido, de um agradecimento ou de uma glorificação. Podemos orar por nós mesmos ou para outrem, pelos vivos e pelos mortos. As preces feitas a Deus escutam-nas os Espíritos incumbidos da execução de suas vontades; as que se dirigem aos bons Espíritos são reportadas a Deus. Quando alguém ora a outros seres que não a Deus, o faz recorrendo a intermediários, a intercessores, porquanto nada sucede sem a vontade de Deus.

        Para entendermos a maneira como ocorre a transmissão do pensamento pela prece, precisamos nos conceber mergulhados no fluido universal, que ocupa todo o espaço, todos os seres, encarnados e desencarnados, tal qual nos achamos, neste mundo, dentro da atmosfera. Esse fluido recebe da vontade uma impulsão; ela é o veículo do pensamento como o ar o é do som, com a diferença que as vibrações são circunscritas, ao passo que as do fluido universal se estendem ao infinito. Dirigido, pois, o pensamento para um ser qualquer, na Terra ou no espaço, de encarnado para desencarnado, ou vice-versa, uma corrente fluídica se estabelece entre um e outro, transmitindo de um ao outro o pensamento, como o ar transmite o som.

        A energia da corrente guarda proporção com a do pensamento e a da vontade. É assim que os Espíritos ouvem a prece que lhes é dirigida, qualquer que seja o lugar onde se encontrem; é assim que os Espíritos se comunicam entre si, que nos transmitem suas inspirações, que relações se estabelecem a distância entre encarnados.

        Pela prece, obtém o homem o concurso dos bons Espíritos que acorrem a sustentá-lo em suas resoluções e a inspirar-lhe idéias sãs. Ele adquire, desse modo, a força necessária a vencer as dificuldades e a volver ao caminho reto, se deste se afastou. Por esse meio, pode também desviar de si os males que atrairia pelas suas próprias faltas.

        Os problemas existentes na Terra que afetam o homem, em sua maioria, são efeitos decorrentes do mau uso do livre arbítrio pelo ser humano, e por isso necessários ao desenvolvimento de cada um de nós. Deus atende sempre aos nossos pedidos, mas quando necessitamos de passar por uma situação dolorosa, Ele não tira nossos problemas mas nos dá forças, coragem, paciência e resignação. É claro que Deus poderia nos livrar dos problemas que nos afligem, mas se fizesse isso nos tiraria os instrumentos de que precisamos para pagar nossas dívidas, e adiaria assim a solução desses problemas para mais tarde. Como Pai de amor e de bondade, Deus nos enche de forças e de coragem, e essa é a razão de nem sempre sermos atendidos da forma que pedimos.

        A prece mais eficaz é aquela que feita com humildade e o coração puro. Jesus nos ensinou que antes de orar devemos perdoar a todos os nossos irmãos que porventura nos tenha ofendido. O perdão das ofensas é, pois, elemento essencial para que nossas preces sejam atendidas.

        O hábito de orar todos os dias agradecendo a Deus por tudo o que temos pode ser completado com o costume de orarmos por todos os nossos irmãos com quem cruzamos ao longo de nossos dias, desejando mentalmente que todos eles sejam felizes e abençoados por Deus. Creiam que fazendo isso, estaremos sempre recebendo dos mesmos, vibrações de amor, contribuindo assim para que a nossa Terra alcance mais rapidamente a paz que todos desejamos.

                                                                                                                                                       SBC, 22/03/2010.

Exibições: 15

Comentar

Você precisa ser um membro de Organização de Jovens Espíritas para adicionar comentários!

Entrar em Organização de Jovens Espíritas

A OJE foi criada com o ideal da união de jovens espíritas, sua sede é em Uberlândia-MG onde trabalhamos para união de mocidades da cidade.

Badge

Carregando...

Notas

Confira os destaques do Movimento Espírita na Europa

Criado por Redação OJE 25 Jul 2010 at 19:11. Atualizado pela última vez por Redação OJE 25 Jul, 2010.

Filme "Nosso Lar" leva às telas o famoso livro de Chico Xavier

Criado por Redação OJE 25 Jul 2010 at 18:44. Atualizado pela última vez por Redação OJE 25 Jul, 2010.

© 2019   Criado por OJE.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço