Organização de Jovens Espíritas

Um mundo melhor OJE!

Esperanto

O que é Esperanto?

O Esperanto é uma língua criada para facilitar a comunicação entre os povos do mundo inteiro. Mais de cem anos de utilização prática fizeram do Esperanto uma língua viva, capaz de exprimir qualquer nuance do pensamento humano. Ela é internacional e neutra porque pertence a todos os povos e proporciona a comunicação entre pessoas de todo o mundo, sem qualquer tendência de hegemonia cultural, política, religiosa e econômica. Quem aprende o Esperanto tem o privilégio de usufruir de duas cidadanias que se interagem e mutuamente se enriquecem: a primeira todos recebem automaticamente quando nascem. É influenciada pelas tradições, costumes e crenças de cada país, ou seja, pela cultura local. A segunda ganhamos quando, voluntariamente, optamos por ser cidadãos do mundo, através do Esperanto. Mais ampla que a outra, engloba a cultura mundial, em suas mais diversas manifestações. Os que optam pela "dupla cidadania" através do Esperanto são chamados de esperantistas. São pessoas que não só conhecem a língua mas também a usam para comunicar-se com esperantistas de outros países, para estabelecer contatos com culturas diversas e são ativistas da divulgação e da defesa da idéia da Língua Internacional. Após o surgimento do Esperanto, pessoas que o aprenderam sentiram necessidade de organizar grupos para a prática, ensino e sua divulgação. Com o passar do tempo, esses grupos cresceram, alguns ultrapassaram as fronteiras do país de origem, novos surgiram e hoje temos centenas de organizações esperantistas em funcionamento no mundo inteiro. Juntamente com os esperantistas, esses grupos formam o Mundo do Esperanto, e as ações nele desenvolvidas constituem o que se convencionou chamar de movimento esperantista. Aprenda Esperanto, torne-se esperantista e venha viver o mundo do Esperanto. Ele é, por natureza, seu também! (texto de autoria de Francisco Mattos, morador de Brasília-DF, grande batalhador pela causa do Esperanto)





"O esperanto é um instrumento de comunicação entre centenas de milhões de pessoas ao redor do mundo e muito, mais que isso, é parte de um imenso movimento pela paz".
Cristovam





A História do Esperanto

Filho de judeus, Zamenhof nasceu numa pequena cidade da Polônia, denominada Bialistoque, em 15 de dezembro de 1859. Naquela época a Polônia encontrava-se sob o domínio dos russos, que estimulavam o choque de ódios raciais, religiosos e nacionais entre os diversos grupos que viviam em solo polonês. Polacos, judeus, lituanos e alemães detestavam-se mutuamente. Nesse clima Zamenhof cresceu e viveu sua infância. Desde criança ele acalentava o sonho de criar uma língua, pela qual as pessoas de sua cidade pudessem se entender. Zamenhof aprendeu vários idiomas e, ainda no ginásio, rascunhou aquilo que viria a ser a língua universal. Zamenhof foi estudar medicina em Moscou. Num de seus retornos de férias, procurou pelos rascunhos. Sua mãe informou que o pai os havia queimado. Pacientemente ele reconstruiu todo o seu idioma. Testou-o de várias maneiras. Traduziu grandes obras da literatura mundial. Finalmente, em 26 de julho de 1887, com o auxílio financeiro de seu futuro sogro, Zamenhof lançou o Esperanto para o mundo, através de um pequeno livro, em russo, que contém o alfabeto, as 16 regras gramaticais, alguns textos de leitura, em prosa e verso, e um vocabulário. No mesmo ano saem edições em polonês, alemão e francês. A língua ganha seus primeiros adeptos. São fundados os primeiros clubes para o cultivo do idioma. Editam-se revistas e alguns livros escritos diretamente em Esperanto e traduções de obras de línguas nacionais. Em 1905, ocorreu em Boulogne-sur-mer, na França, o primeiro Congresso Mundial de Esperanto, onde quase mil pessoas se confraternizaram e utilizaram o idioma em toda a sua plenitude. O interesse pelo Esperanto cresceu. Anualmente sucederam-se outros Congresos Mundiais. Em 1914, porém, a deflagração da 1ª Guerra Mundial interrompeu a expansão do movimento esperantista. Zamenhof falece, em Varsóvia, a 14 de abril de 1917. Finda a guerra, o Esperanto consegue retomar suas posições anteriores, mas volta a perdê-las com a eclosão da 2ª Guerra Mundial. Hitler proíbe manifestações esperantistas na Alemanha e nos países por ele subjugados. Persegue, encarcera e manda matar esperantistas. Na Polônia, toda a família Zamenhof foi dizimada. Por sua vez Stalin faz o mesmo na Rússia e países satélites. Também na China e no Japão, o Esperanto sofreu perseguições semelhantes. Com o fim da 2ª Guerra Mundial, o Esperanto se reorganiza e renasce em muitos países da Europa. Com o fim da Guerra Fria, ressurge o movimento esperantistas nos países da Europa Central e da União Soviética. (Em Esperanto para Principiantes – Aloísio Sartorato – RJ.)


Aprenda Esperanto gratuitamente pelo site: www.kurso.com.br baixe o programa e instale no seu computador... qualquer dúvidas sobre o esperanto durante o aprendizado voce poderá enviar um email para: aprendaesperanto@hotmail.com ou poderá ser postas como comentário nesta página...




"O esperanto é uma força que atua para a união e a harmonia, com o facilitar que estabeleça a permuta dos valores universais do pensamento em forma universalista."
(Emmanuel)
Bons Estudos!!

Comentar

Você precisa ser um membro de Organização de Jovens Espíritas para adicionar comentários!

Entrar em Organização de Jovens Espíritas

Comentário de Henrique Eduardo de Oliveira em 5 setembro 2012 às 17:28

estas kun grandan plezuron ke mi rekontis tio espirita grupo en interneto, ke partoprenas la internacia lingvo! saluton!! ^gis revido!!!!

Comentário de Anderson Araújo em 9 janeiro 2012 às 9:51

Queridos e Amados Amigos!

Com toda certeza, vocês já devem ter reparado como entre tantas pessoas que fazem exatamente a mesma coisa, sempre existem aquelas que encontram uma maneira de fazer melhor. Pessoas que destacam-se e servem de exemplo para todas as outras que vem depois. Pessoas que antes de qualquer outra decisão, optam primeiramente em ser profissionais como Seres Humanos e, assim, tornando-se Expert’s em Gente.

Gente entendendo de Gente e Falando Bem para Gente!

Enfim, digo a vocês: o mundo precisa urgentemente de novos heróis. Pessoas que possam estar preparadas em todos os sentidos para falar aos corações, tomarem a liderança quando seu companheiro sentir-se fraco e abatido, e, arrebatar muitas outras, simplesmente, falando aos corações.

Esse final de semana (Dias 14, 21 e 28 de Janeiro das 8h 30’ ás 12h 30’), início um Curso de Oratória em São Paulo na Av. Paulista sem igual. Digo sem igual por dois motivos: o primeiro é a oportunidade de investimento que você terá por eu estar ajudando as crianças que lutam contra o câncer do Hospital do GRAACC – Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer. O segundo... Somente você estando no curso para compreender, sentir e viver essa experiência que dividirei com vocês dentro da Arte de Falar em Público no “Curso de Oratória de Alta Performance A Importância de Falar Bem”.

Entre em nosso Blog. Conheça o Site. Você que é de S. Paulo, ligue para o nosso escritório, e, você que é de outra Cidade ou Estado, mande um SMS ou EMAIL, que um de nossos assessores entrarão em contato com você. Participe!

“Ninguém tem o direito de sair da presença de uma pessoas sem tentar ou deixá-la um pouco mais feliz” Madre Teresa de Calcutá.

Fiquem em Paz!

Anderson Araújo
Ed. Winston Churchill
Av. Paulista 807 – 17º andar
01311-915 São Paulo/SP Brasil
F + 55 11 2804-1616
Nextel + 55 11 7866-8198
ID 55*111*72788
http://www.byandersonaraujo.blogspot.com e ou http://www.andersonaraujo.com 
palestrante.a.araujo@gmail.com

Comentário de Júlio Cézar Raiol Da Silva em 4 janeiro 2012 às 0:12

saluton miaj geamikoj, mi scias poroli esperanton!, mi lernas cxi tie "belemo" mia lernejo nomigxas "Lar de Maria" traduko, oi meus amigos, eu sei falar esperanto, eu aprendo aqui em belém, minha escola se chama Lar de maria! :)

Comentário de Diana Athenas em 20 dezembro 2011 às 10:26

Oi gente, encontrei aulas de Esperanto também no site de idiomas http://www.livemocha.com !!! Já é uma ajuda né? Ainda mais que dá para interagir com pessoas de outros países que também estão aprendendo essa língua!!

Tenho muita vontade de aprender Esperanto, porém, moro no interior, então só me restam esses sites para pelo menos matar um pouco a minha curiosidade! XD

Grande abraço e muita luz!

Comentário de Rodrigo Scalia em 20 outubro 2011 às 10:48

PRA quem quer praticar, um curso de espiritismo em esperanto:

http://www.youtube.com/watch?v=j18cmItxQg4  AULA 1- DEUS

http://www.youtube.com/watch?v=ROCnsvLWq6Q   AULA 2 - JESUS

Comentário de Lorena Alves em 15 setembro 2011 às 13:17

Obrigadaaaa *-* voou tentar baixar, quero aprender! ;)

abraçoos

Comentário de OJE em 14 setembro 2011 às 15:10

Lorena Alves O Curso de Esperanto é um programinha que instala em sua máquina onde é possível fazer as lições de acordo com vários níveis para mais informações acesse o link: http://www.kurso.com.br/korektanto.php?pt 

para baixar o programinha acesse: http://www.kurso.com.br/elshuto.php?pt

Comentário de Lorena Alves em 14 setembro 2011 às 13:52
Como se aprende o esperando no site? HELP! RSRSR
Comentário de Mariana Rodovalho em 21 agosto 2011 às 0:18
quero aprender esperanto, vou tentar pelo site :D
Comentário de Mila B. em 30 junho 2011 às 16:58
quinta feira passada o Esperanto foi o tema da aula da nossa Mocidade.
Comentário de Áurea Lívia em 16 junho 2011 às 21:07
Gentee, já fiz muito tempo de esperanto, é demais, só que eu nunca terminei, mas é super fácil, da pra aprender sozinha em casa com os programas! =)
Comentário de Samuel Alves Soares em 20 março 2011 às 20:13
comecei participar deste site hj
estou muito admirado com a interaçao de todos
quero manter contatos com todos que quiserem tbm
add quem quiser
obg
Comentário de Ana Luiza Magalhães Candido em 6 janeiro 2011 às 21:58

Cheguei neste site hoje.... quero ser amiga de todosssssssss!!!!!! Não add nenhum amigo ainda.... =(

Que lindo este site... estou encantada! Beijos e chuvinhas de luz..boa noite!

Comentário de patricia candida lima em 3 novembro 2010 às 13:29
http://www.kurso.com.br/elshuto.php?pt
este site tem um programa bem facil de aprender
Comentário de Paulo da Silva Reis em 24 outubro 2010 às 14:42
Boa tarde gente, alguem pode me informar site que tenha informaçoes sobre esperanto
Comentário de Heittor Oliveira em 5 outubro 2010 às 23:04
Boa noite Paulo ... você adquire o material através do site http://www.kurso.com.br é gratuito
Comentário de Paulo da Silva Reis em 24 setembro 2010 às 21:42
boa noite a todos, como adiquirio o material, para estudar "esperanto"
Comentário de Paulo da Silva Reis em 20 setembro 2010 às 20:06
como se fz para aprender esperanto, pois resido em Parauapebas -PARA, e é a primeira vez que ouvi falar desta lingua
Comentário de Adriano Alves em 29 agosto 2010 às 20:17
Vou voltar a estudar o Esperanto!!!!!
Comentário de Paloma Almeida em 28 junho 2010 às 13:49
vou começar a aprende ESPERANTO hooje !
muiiito animada !

A OJE foi criada com o ideal da união de jovens espíritas, sua sede é em Uberlândia-MG onde trabalhamos para união de mocidades da cidade.

Badge

Carregando...

Notas

Confira os destaques do Movimento Espírita na Europa

Criado por Redação OJE 25 Jul 2010 at 19:11. Atualizado pela última vez por Redação OJE 25 Jul, 2010.

Filme "Nosso Lar" leva às telas o famoso livro de Chico Xavier

Criado por Redação OJE 25 Jul 2010 at 18:44. Atualizado pela última vez por Redação OJE 25 Jul, 2010.

© 2017   Criado por OJE.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço