Organização de Jovens Espíritas

Um mundo melhor OJE!

Meus amigos,

Quem aqui não é tímido?

De cada 10 pessoas, 7 são tímidos.

Eu te pergunto: qual a causa da timidez?? A timidez traz benefícios?? O que fazer para acabar com a timidez??

Exibições: 359

Responder esta

Respostas a este tópico

Acho que a timidez é algo que vem de uma defesa psicológica natural da pessoa para se proteger do meio. Mas para combater isso só se envolvendo em mais atividades que haja muita gente para ter maior possibilidade de relação e também é preciso se abrir mais, se expor mais, o que envolve mais erros do que de costume. Ai tem que vir força da pessoa para sempre recomeçar melhor, ficar mais experiente e sábio e também "mais acostumado" com o ambiente que o cerca, porque não? É uma tarefa complicada... que envolve muitas decepções e certos constrangimentos pelo fato da pessoa não estar acostumada a reação das pessoas quando essa se abre mais... mas não é uma tarefa impossível.... como falei, preseverança!

A timidez não é um defeito. Em excesso atrapalha um pouco a nossa vida, porém, considero o tímido uma pessoa que respeita muito o espaço dos outros. Quem é tímido, é contido nas palavras e ações, assim, ponderado com a sua vida e a vida alheia. Isso é qualidade. Abraço fraterno a todos!

Obervações feitas no Livro:Amor imbativel amor de Divaldo P.Franco-pelo espírito de Joana de Angellis

Cap.41 TIMIDEZ

Um relacionamento infantil insatisfatório com a fa­milia, particularmente em referência à própria mãe que se apresente castradora ou se torne superprotetora, ter­mina por impedir o desenvolvimento psicológico sau­dável do indivíduo, que estabelece um mecanismo de timidez a fim de preservar-se dos desafios que o sur­preendem a cada passo.
Submetido a uma situação constrangedora por impositivo materno, que não lhe permite espaço para autenticidade, sente-se castrado nas suas aspirações e necessidades, preferindo sofrer limitação a assu­mir atitudes que lhe podem causar mal-estar e afli­ções. Por outro lado, superprotegido, sente anulada a faculdade de discernimento e ação, toda vez que defronta uma situação que exige valor moral e cora­gem.
Refugiando-se na timidez, disfarça o orgulho e o medo de ser identificado na sua impossibilidade de agir com segurança, protegendo-se das incomodidades que, inevitavelmente, o surpreendem.
Como conseqüência, o desenvolvimento da libido faz-se incompleto, dando nascimento a limitações e re­ceios infundados quanto à própria atividade sexual, o que se pode transformar em conflito de maior profun­didade na área do relacionamento interpessoal, assim como na auto-realização.
A timidez pode apresentar-se como fenômeno psicológico normal, quando se trata de cuidado ante enfrentamentos que exigem ponderação, equilíbrio e decisão, dos quais resultarão comprometimentos graves no grupo social, familiar, empresarial, de qualquer ordem. Poder-se-ia mesmo classificá-la como um mecanismo de prudência, propiciador de reflexão necessária para a adoção de uma conduta correta.
Igualmente, diante de situações e pessoas novas, em ocorrências inesperadas que exigem uma rápida resposta, temperamentos existem que se precatam ti 
midamente, sem que haja, de forma alguma, exteriori­zação patológica na conduta, tornando-se, portanto, normal.
Todavia, quando se caracteriza como um temor quase exagerado ante circunstâncias imprevistas, pro­duzindo sudorese, palpitação cardíaca, colapso perifé­rico das extremidades, torna-se patológica, exigindo conveniente terapia psicológica, a fim de ser erradica­da ou diluída a causalidade traumática, através de cujo método, e somente assim, advirá a superação do pro­blema.
O indivíduo tímido, de alguma forma, é portador de exacerbado orgulho que o leva à construção de com­portamento equivocado. Supõe, inconscientemente, que não se expondo, resguarda a sua realidade conflitiva, impedindo-se e aos outros impossibilitando uma iden­tificação profunda do seu Self. Noutras vezes, subesti­ma-se e a tudo aquilo quanto poderia induzi-lo ao cres­cimento psicológico, à aprendizagem, a um bom rela­cionamento social, e torna-se um fardo, considerando que as interrogações que poderia propor, os contatos que deveria manter, não são importantes. Na sua ópti­ca psicológica distorcida, o que lhe diz respeito não éimportante, tendo a impressão de que ninguém se inte­ressa por ele, que as suas questões são destituídas de valor, sendo ele próprio desinteressante e sem signifi­cado para o grupo social. A timidez oculta-o, fazendo­o ausente, mesmo quando diante dos demais.
De certo modo, a timidez escamoteia temperamen­tos violentos, que não irrompem, produzindo distúrbi­os externos, porque se detêm represados, transforman­do-se em cólera surda contra as outras pessoas, às ve­zes contra si próprio.
É de considerar-se que essas são reações infantis, face ao não desenvolvimento e amadurecimento psico­lógicos.
Nesse quadro mais grave, o conflito procede de experiência pretérita, que teve curso em vida passada, quando o paciente se comprometeu moralmente e asfi­xiou, no silêncio íntimo, o drama existencial, que em­bora desconhecido das demais pessoas, se lhe gravou nos recessos do ser, transferindo-se de uma para outra reencarnação, como mecanismo de defesa em relação a tudo e a todos que lhe sejam estranhos. No íntimo, o orgulho dos valores que se atribui e a presença da cul­pa insculpida no inconsciente geraram-lhe o clima de timidez em que se refugia, dessa forma precatando-se de ser acusado, o que lhe resultaria em grave problema para a personalidade.
A timidez é terrível algoz, por aprisionar a espon­taneidade, que impede o paciente de viver em liberda­de, de exteriorizar-se de maneira natural, de enfrentar dificuldades com harmonia interna, compreendendo que toda situação desafiadora exige reflexão e cuida­do. Uma vida saudável caracteriza-se também pela ocorrência de receios, quando se apresentam proble­mas que merecem especial atenção.
Como todos desejam alcançar suas metas, que são o sentido existencial a que se afervoram, a maneira cui­dadosa e tímida, não agressiva nem precipitada, expres­sa oportuno mecanismo de preservação da intimidade, da realidade, do processo de evolução.
A ausência da timidez não significa presença de saúde psicológica plena, porque, não raro, outros algo­zes do comportamento desenham situações também críticas, que necessitam ser orientadas corretamente.
Nesse sentido, a extroversão ruidosa, a comunica­bilidade excessiva, constituem fenômeno perturbador para o paciente que pretende, dessa maneira, ocultar os seus sentimentos conflitivos, desviando a atenção da sua realidade para a aparência, ao mesmo tempo diluindo a necessidade de valorização, por saber-se conhecido, desejado, face ao comportamento irrequie­to que agrada ao grupo social com o qual convive.
Realizando-se, por sentir-se importante, descarre­ga os medos na exteriorização de uma alegria e joviali­dade que não são autênticas.
Observando-se tal conduta, logo se perceberá uma grande excitação e preocupação em agradar, em cha­mar a atenção, em tornar-se o centro de interesse de todos, dificultando a comunicação natural do grupo. Esse tipo de exibicionismo é pernicioso, porque o paci­ente distrai os outros e continua em tensão permanen­te, o que se lhe torna um estado normal, no entanto, enfermiço.
A timidez pode ser trabalhada também, mediante uma auto-análise honesta, de forma que o paciente deva considerar-se alguém igual aos outros, como realmen­te é, nem melhor, nem pior, apenas diferente pela es­trutura da personalidade, pelos fatores sociais, econô­micos, familiares, com os quais conviveu e que o mo­delaram. Ademais, deve ter em vista que é credor de respeito e de carinho como todas as outras pessoas, que tem valores, talvez ainda não expressados, merecendo, por isso mesmo, fruir dos direitos que a vida lhe conce­de e lhe cumpre defender.
Toda fuga leva a lugar nenhum, especialmente no campo emocional. Somente um enfrentamento saudá­vel com o desafio pode libertar do compromisso, ao invés de transferi-lo para outra ocasião, em que lhe se­rão acrescidos os inevitáveis juros, que resultam do adiamento, quando, então, as circunstâncias serão di­ferentes e já terão ocorrido significativas alterações.
Uma preocupação que deve vicejar no íntimo de todos os indivíduos, tímidos ou não, é que não se deve considerar sem importância ou tão significativo que lhe notarão a presença ou a ausência.
Assim, uma conduta tranqüila, caracterizada pela autoconfiança e naturalidade nas várias situações pro­porciona bem-estar e conquista da espontaneidade.

Joana de Ângelis - Psicografado por Divaldo franco

Gabriel eu já foi muito tímido cara. Hoje estou mais ¨ sem vergonha¨ no bom sentido da palavra é claro.rsrsrsr

Pois bem, creio que a maior causa da tímidez é uma suposta preocupação pela má aceitação do próximo. Por experiência própria acredito que a timidez não tem benefício, pois ela é um passo grande para pessoa se torna mais passiva e menos crítica na vida.

O negocio para melhorar é ter segurança de si mesmo, nós erramos muito no dia-a-dia mais aprendi a liderarmos nosso EU interior.

Eu penso assim neh.rsrsrsrsrrs

Abraço Fraterno Galera!

Oi Ori, tudo bem?
Eu queria falar um pouco do seu comentário, se me permite.
Voce então generalizou que um tímido respeita, é contido nas palavras e ações o que torna isso qualidade. Eu ja discordo e vou dizer o porquê.
Conheço tímidos que se fecham porque se acham melhores e mais capazes, não gostam de conversar pois acham perda de tempo, são arrogantes desfarçados. Há tímidos que levam em conta somente sua aparência física, mantem uma certa baixa estima e/ou se acha inferior.

Conheço alguns tímidos também que se portam de uma maneira ante uma situação mas logo revelam para os mais íntimos que sentiu ódio, vontade de agir de forma agressiva. Podem também deixar de opinar, explanar seu pensamento que pode ser útil (semear cultura/conhecimento é caridade).

Então eu acho que timidez é sim um ponto negativo.
Voce atribuiu essas qualidades a quem é tímido, eu já acho que essas qualidades vem de quem é humilde, simples, ponderado e sem maledicências. Pode haver tímidos com essas qualidades? Claro, por que nao? :)

Abraços!

Ori PombalNunes disse:

A timidez não é um defeito. Em excesso atrapalha um pouco a nossa vida, porém, considero o tímido uma pessoa que respeita muito o espaço dos outros. Quem é tímido, é contido nas palavras e ações, assim, ponderado com a sua vida e a vida alheia. Isso é qualidade. Abraço fraterno a todos!

Caramba Thiago, como é bom pegarmos uma literatura pra nos esclarecer não é verdade!!

Joana de Angelis através de Divaldo nos pontua a timdez muito bem quando diz que ela pode vir de um problema passado, talvez uma mãe muito rigorosa ou até mesmo protetora demais (e acredito que isto sirva para o pai também). Claro que nãos seria somente esta causa mas o que eu tinha em mente que iria escrever aqui seria esta possibilidade.

Outro ponto interessante é o indivíduo esconder atrás da timidez para não se expor diante seus erros, o que pode agravar mais seu adiantamento, pois ele não se expondo pode não receber ajuda dos entes queridos ou amigos.

Thiago, muito providencial este trecho do livro, já anotei pra proximas leituras!

Abraço a todos.

É verdade. A timidez excessiva, pode inibir a pessoa para ações no mal e, também, no bem, sem falar. Abraço fraternal

Mário Lucio de Araujo Brum disse:

Caramba Thiago, como é bom pegarmos uma literatura pra nos esclarecer não é verdade!!

Joana de Angelis através de Divaldo nos pontua a timdez muito bem quando diz que ela pode vir de um problema passado, talvez uma mãe muito rigorosa ou até mesmo protetora demais (e acredito que isto sirva para o pai também). Claro que nãos seria somente esta causa mas o que eu tinha em mente que iria escrever aqui seria esta possibilidade.

Outro ponto interessante é o indivíduo esconder atrás da timidez para não se expor diante seus erros, o que pode agravar mais seu adiantamento, pois ele não se expondo pode não receber ajuda dos entes queridos ou amigos.

Thiago, muito providencial este trecho do livro, já anotei pra proximas leituras!

Abraço a todos.

Cheguei...

Uma coisa é preciso deixar claro, C. Jung já defendia que as pessoas possuem "tipos psicológicos" cada um tem o seu. Então existem os tipos mais extrovertidos que são aquelas mais voltadas para o mundo externo e também tem aqueles mais introvertidos, ou seja, mais voltados para o mundo interior.

Hoje em dia com a tendência de manter uma sociedade mais ou menos homogenea, caímos no erro de julgar o outro como tendo um tipo melhor ou pior. O importante aqui é frisar que cada um terá seus pontos positivos e também os negativos. Trata-se, portanto, de um desafio para a vida, reconhecer as qualidades inerentes ao próximo, valorizando-o exatamente como ele é. É preciso ter um certo cuidado para julgar a timidez, pq ela pode ser simplesmente uma característica ou tipo que escolheu antes mesmo de nascer justamente para conseguir melhores resultados nas provas evolutivas.

Por outro lado, é preciso saber distinguir se é apenas introversão (de gostar muito do mundo das idéias, de ficar sozinho pensando e curtindo a própria companhia, nem sempre rodeado de pessoas) ou se é timidez de fato que seria nada mais nada menos que o medo da reprovação alheia.

acabei esquecendo de responder as perguntas. Na minha opinião...

Qual a causa da timidez?

Cada um tem sua história pessoal, não dá para generalizar nada.

A timidez tráz benefícios?

tudo na vida pode ser uma escola ou um presídio, tudo depende da forma como encaramos as coisas.

o que fazer para acabar com a timidez?

autoconhecimento, entendimento e vontade de ser diferente.

pelo menos é o que acho.

É sim meu caro Mário!!!Procuremos sempre nos embasar na literatura espírita e principalmente nas obras básicas ne??é o que deve nortear nossos apontamentos...hehe claro que nossas opiniões pessoais sao importantes tambem para que possamos aprender cada vez mais um com o outro!!Tópico muito legal esse sobre a timidez!!Valeu moçada!!

Abraços fraternos!!!

Mário Lucio de Araujo Brum disse:

Abraço a todos.

Responder à discussão

RSS

A OJE foi criada com o ideal da união de jovens espíritas, sua sede é em Uberlândia-MG onde trabalhamos para união de mocidades da cidade.

Badge

Carregando...

Notas

Confira os destaques do Movimento Espírita na Europa

Criado por Redação OJE 25 Jul 2010 at 19:11. Atualizado pela última vez por Redação OJE 25 Jul, 2010.

Filme "Nosso Lar" leva às telas o famoso livro de Chico Xavier

Criado por Redação OJE 25 Jul 2010 at 18:44. Atualizado pela última vez por Redação OJE 25 Jul, 2010.

© 2019   Criado por OJE.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço