Organização de Jovens Espíritas

Um mundo melhor OJE!

Amigos, hoje me questionaram sobre o surgimento do mal, me questionaram se Deus é tão perfeito como surgiu o mal ? Porque existe a maldade no mundo ? Como foi o inicio disso tudo? 

Não soube como responder isso da forma correta, vocês podem me ajudar?

Exibições: 104

Responder esta

Respostas a este tópico

Depois da queda dos espiritos, por ter o livre arbitrio, alguns espiritos escolheram por experimentar sensações e sentimentos que prejudicariam outros , desta forma surgiu o mal , e como Deus eh justo, ele permite que experimentemos todos os sentimentos, para decidirmos quais são os certos, que nos elevam

Deus criou os espiritos com o sentimento de amor , e pelo livre arbitrio , os espiritos queriam amar mais a Deus do que outros , e muitos queriam amar somente a si mesmo, aparecendo ae o ciume, a vaidade, o orgulho, e o egoismo...

a partir dai o mal foi se estabelecendo...

Renato e como surgiram esses sentimos, já que os mesmos não existiam ?

isso eu ja num tenho onde me basear....mas acredito q surgiram a partir da concensação da consciencia que transformaram o amor...

mas eh pra se pensar..vou buscar isso...

cara, eu tava dando uma estudadinha no livro dos espiritos e la acho que da pra te reponder legal...

pega as perguntas de 119 até 127, da pra te esclarecer bem....

qualquer duvida da um toque ae que agente tenta estudar junto

abraço

Na verdade o mal é apenas uma palavrinha que usamos para definir o motivo da maldade que nada mais é do que a ignorância.

Ignorância acerca da lei Divina.

Quanto mais despertos em razão da lei, muito mais conscientes do bem estaremos.

Com efeito, o mal é tudo que é contrário à lei de Deus.

Quando compreendermos o amor, não apenas como um sentimento mas, como um comportamento que devemos ter para com todas as pessoas, o mal, ou seja, a ignorância, não mais existirá.

Esse é o destino de todos nós, filhos de Deus.

Pedro, a queda é uma teoria que pietro ubaldi coloca, como sendo a condensação da consciencia dos espiritos, que pelo livre abitrio, escolheram se afastar de Deus, essa teoria explica a primeira encarnação.

Pedro Jorge disse:

Renato, o que significa "queda dos espíritos"?

Renato disse:

Depois da queda dos espiritos, por ter o livre arbitrio, alguns espiritos escolheram por experimentar sensações e sentimentos que prejudicariam outros , desta forma surgiu o mal , e como Deus eh justo, ele permite que experimentemos todos os sentimentos, para decidirmos quais são os certos, que nos elevam

Deus criou os espiritos com o sentimento de amor , e pelo livre arbitrio , os espiritos queriam amar mais a Deus do que outros , e muitos queriam amar somente a si mesmo, aparecendo ae o ciume, a vaidade, o orgulho, e o egoismo...

a partir dai o mal foi se estabelecendo...

Obrigado Pedro Jorge, estou lendo o link que mandou, só a linguagem que estou achando difícil de compreender! 

Pedro Jorge disse:

Diego,

na Gênese, parte I, capítulo 3 "O bem e o mal", itens de 1 à 10, Kardec fala sobre isso.

Mando o link pra você ver (aqui).

Abraço.

valeu mano

Pedro Jorge disse:

Diego, agora tô preparando um trabalho da faculdade. Amanhã eu posto uma explicação dessa parte da Gênese. Abraço.

Diego da Silva Gomes disse:

Obrigado Pedro Jorge, estou lendo o link que mandou, só a linguagem que estou achando difícil de compreender! 

Pedro Jorge disse:

Diego,

na Gênese, parte I, capítulo 3 "O bem e o mal", itens de 1 à 10, Kardec fala sobre isso.

Mando o link pra você ver (aqui).

Abraço.

Obrigado

Renato disse:

cara, eu tava dando uma estudadinha no livro dos espiritos e la acho que da pra te reponder legal...

pega as perguntas de 119 até 127, da pra te esclarecer bem....

qualquer duvida da um toque ae que agente tenta estudar junto

abraço

Obrigado pela ajuda Pedro

9. - Decorrendo, o mal, das imperfeições do homem e tendo sido este criado por Deus, dir-se-á, Deus não deixa de ter criado, se não o mal, pelo menos, a causa do mal; se houvesse criado perfeito o homem, o mal não existiria.

Se fora criado perfeito, o homem fatalmente penderia para o bem. Ora, em virtude do seu livre-arbítrio, ele não pende fatalmente nem para o bem, nem para o mal. Quis Deus que ele ficasse sujeito à lei do progresso e que o progresso resulte do seu trabalho, a fim de que lhe pertença o fruto deste, da mesma maneira que lhe cabe a responsabilidade do mal que por sua vontade pratique. A questão, pois, consiste em saber-se qual é, no homem, a origem da sua propensão para o mal. (1)

(1) O erro esta em pretender-se que a alma haja saído perfeita das mãos do Criador, quando este, ao contrario, quis que a perfeição resulte da depuração gradual do Espírito e seja obra sua. Houve Deus por bem que a alma, dotada de livre-arbítrio, pudesse optar entre o bem e o mal e chegasse a suas finalidades últimas de forma militante e resistindo ao mal. Se houvera criado a alma tão perfeita quanto ele e, ao sair-lhe ela das mãos, a houvesse associado à sua beatitude eterna, Deus tê-la-ia feito, não à sua imagem, mas semelhante a si próprio. (Bonnamy, A Razão do Espiritismo, cap. VI.)

Responder à discussão

RSS

A OJE foi criada com o ideal da união de jovens espíritas, sua sede é em Uberlândia-MG onde trabalhamos para união de mocidades da cidade.

Badge

Carregando...

Notas

Confira os destaques do Movimento Espírita na Europa

Criado por Redação OJE 25 Jul 2010 at 19:11. Atualizado pela última vez por Redação OJE 25 Jul, 2010.

Filme "Nosso Lar" leva às telas o famoso livro de Chico Xavier

Criado por Redação OJE 25 Jul 2010 at 18:44. Atualizado pela última vez por Redação OJE 25 Jul, 2010.

© 2019   Criado por OJE.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço