Organização de Jovens Espíritas

Um mundo melhor OJE!

“O pastor conduz o seu rebanho, mas são as ovelhas que andam com as próprias pernas”
(Emmanuel)

Reforma Íntima: Chave mestra para o sucesso de nossa melhora interior e, conseqüentemente, da nossa felicidade exterior.
Para que serve: Renovar as esperanças interiores tendo por meta o fortalecimento da fé, a solidificação do amor, a incessante busca do perdão, o cultivo dos sentimentos positivos e a finalização no aperfeiçoamento do ser.
O que fazer: Realizar atos isolados, no dia-a-dia levando-nos a melhorar as nossas atitudes, alterando para melhor a nossa conduta aproximando-a tanto quanto possível do ideal CRISTÃO.
Por onde começar: Pela auto crítica.
Como fazer:
* Pergunta 919: Qual o meio prático mais eficaz para se melhorar nesta vida e resistir aos arrastamentos do mal?
Um sábio da Antiguidade vos disse: “Conhece-te a ti mesmo”.
* Pergunta 919a: Conhecemos toda a sabedoria desta máxima, porém a dificuldade está precisamente em cada um conhecer-se a si mesmo. Qual o meio de consegui-lo?
“Fazei o que eu fazia, quando vivi na Terra: ao fim do dia, interrogava a minha consciência, passava revista ao que fizera e perguntava a mim mesmo se não faltara a algum dever, se ninguém tivera motivo para de mim se queixar... (SANTO AGOSTINHO).
(http://www.espirito.org.br/portal/palestras/diversos/reforma-intima...)

A MOCIDADE ESPÍRITA MÃOS AMIGAS, COMEÇOU ESTA SEMANA A TRABALHAR A REFORMA ÍNTIMA COM SEUS JOVENS.
ANTES DE FINALIZAR A AULA DA SEMANA, ESCOLHEMOS UMA DIFICULDADE, QUE TODOS NÓS TEMOS, MAS DEVEMOS MELHORAR, PARA TRABALHARMOS EM CIMA DELA DURANTE A SEMANA.
NA AULA SEGUINTE, PROPOMOS AOS JOVENS RELATAR COMO FOI A SEMANA, QUAIS AS MAIORES DIFICULDADES QUE ENCONTRARAM PARA REALIZÁ-LA E O QUE CONSEGUIRAM MELHORAR...

Então, estamos propondo a realizar esta REFORMA ÍNTIMA junto aos membros da OJE.
(Apesar desta proposta já existir no portal, queremos retomá-la, visto que a mesma está parada...)

PORTANTO, ESTA SEMANA ESTAMOS TRABALHANDO COM A DISCIPLINA.

Propomos que todos relatem suas melhoras e dificuldades, e busquemos nos ajudar... Pois todos nós estamos ligados pelos laços de Deus, portanto, temos que nos auxiliar sempre!

E então, VAMOS AO TRABALHO?!

Exibições: 492

Responder esta

Respostas a este tópico

Luiza,

Fazemos isso pois ainda não entendemos a mensagem Cristã!

Abraço,

Gabriel

Coisa boa heim D. Ana LuiZa?!

Continue assim, que logo você nao conseguirá mais fazer esforço nenhum para segurar as pontas... Isso fará parte de voce, e sabera agir naturalmente diante de todos os empecilhos presentes em nossas vidas!

E eu tô q tô firme nessa semana heim!

=D

Oi gentesss,

é... eu infelizmente nestes últimos dias estive meio que no mesmo time da Ana Luíza... rs. Me meti em rotinas cheias e meio estressantes.

Hoje já amanheci respirando mais calmo, caaalllllmooooo... rsrs.

Nestes últimos dias perdi a paciência até comigo mesmo, kkk. Dai fiquei até com dor de garganta aqui e percebi que realmente corpo, mente e espírito estão muito conectados.

Com certeza o frio que veio de repente contribuiu para que eu ficasse com dor de garganta, mas o desequilíbrio moral/mental que nos permitimos algumas vezes interfere em nossa saúde física. E cá estou eu com garganta inflamada. Hoje até melhorou, depois de eu dormir bem, fazer minhas preces e me acalmar mais comigo mesmo.

Enfim, não fui nada resignado em vários sentidos. Ainda bem que esta semana da resignação se estendeu e vou eu tentar me redimir.

Parabéns Vanessa, Gabriel.... pela firmeza ai! Esse post ajuda no auto-policiamento.

Oiê...

Tambem estou com a garganta ruim... Desde 4ª passada... E tambem andou acontecendo algumas coisas...

É meu querido, corpo, mente e espírito estao mais conectados do que podemos imaginar!

Pois é, ter estendido a semana da resignação na MOCIDADE foi super necessário mesmo, hehehe

Mas caminhemos sem desanimar, que chegaremos lá. E nao nos esquecemos das pessoas que Deus coloca em nossos caminhos, essenciais para nosso crescimento, tanto auxiliando diretamente, quanto indiretamente!

:D

O Evangelho Segundo o Espiritismo
por ALLAN KARDEC – tradução de José Herculano Pires

III – Obediência e Resignação
LÁZARO

Paris, 1863

8 – A doutrina de Jesus ensina sempre a obediência e a resignação, duas virtudes companheiras da doçura, muito ativas, embora os homens as confundam erroneamente com a negação do sentimento e da vontade. A obediência é o consentimento da razão; a resignação é o consentimento do coração. Ambas são forças ativas, porque levam o fardo das provas que a revolta insensata deixa cair. O poltrão não pode ser resignado, assim como o orgulhoso e o egoísta não podem ser obedientes. Jesus foi à encarnação dessas virtudes desprezadas pela antiguidade materialista. Chegou no momento em que a sociedade romana perecia nas fraquezas da corrupção, e vieram fazer brilhar, no seio da humanidade abatida, os triunfos do sacrifício e da renúncia à sensualidade.

Cada época é assim marcada pelo cunho da virtude ou do vício que a devem salvar ou perder. A virtude da vossa geração é a atividade intelectual, seu vício é a indiferença moral. Digo somente atividade, porque o gênio se eleva de súbito e descobre de relance os horizontes que a multidão só verá depois dele, enquanto a atividade é a reunião dos esforços de todos, para atingir um alvo menos brilhante, mas que prova a elevação intelectual de uma época. Submetei-vos ao impulso que vimos dar aos vossos Espíritos. Obedecei à grande lei do progresso, que é a palavra da vossa geração. Infeliz do Espírito preguiçoso, daquele que fecha o seu entendimento! Infeliz, porque nós, que somos os guias da humanidade em marcha, o chicotearemos, e forçaremos a sua vontade rebelde, com o duplo esforço do freio e da espora. Toda resistência orgulhosa deverá ceder, cedo ou tarde. Mas bem-aventurados os que são mansos, porque darão ouvidos dóceis aos ensinamentos.

BOA TARDE PESSOAL,

Desculpe-nos a demora em iniciar a Reforma Íntima nesta semana!

Domingo, nossa mocidade teve um estudo sobre suicidio, eutanasia e pena de morte... O que todos esses assuntos têm em comum??? A MORTE!

Então, em vista disso propomos aos jovens que trabalhemos mais o respeito À VIDA, e estendendo esse assunto, propomos o respeito à TODA E QUALQUER CRIAÇÃO DE DEUS.

Portanto pessoal, ao acordar, criemos o hábito de olhar para o céu, para o sol, agradecendo este mundo perfeito que Deus criou para nós, e agradecendo também a nossa criação!!!

Então vamos lá? Não é uma coisa dificil heim gente...

Abraços Fraternos

está sendo mto bom ter um mentor da mocidade pra nos lembrar da reforma intima!

essa semana, com mais frequencia tenho lembrado de agradecer tdo que eu tenho *-*

e vcs, meus queridos?

como tem sido a semana?

abraço!

Bom Dia Pessoal, 

Nossa mocidade entrou de férias dia 10/07/2011, por isso nao estamos tendo Reforma Íntima semanal...

Entretanto, propomos aos nossos jovens, que durante o trabalho de mentores, lembrassem seus assistidos todo dia de alguma reforma intima trabalhada durante o semestre!

Portanto, nas férias, colocaremos tudo o que foi trabalhado no semestre em prática!

=]

Abraços Fraternos

"Não é suficiente ter as aparências da pureza, é necessário antes de tudo ter a pureza no coração." Evangelho Segundo o Espiritismo - Cap.VIII (Verdadeira Pureza e Mãos Lavadas - último parágrafo do Item 10)

Boa D. Leonora... :D

Responder à discussão

RSS

A OJE foi criada com o ideal da união de jovens espíritas, sua sede é em Uberlândia-MG onde trabalhamos para união de mocidades da cidade.

Badge

Carregando...

Notas

Confira os destaques do Movimento Espírita na Europa

Criado por Redação OJE 25 Jul 2010 at 19:11. Atualizado pela última vez por Redação OJE 25 Jul, 2010.

Filme "Nosso Lar" leva às telas o famoso livro de Chico Xavier

Criado por Redação OJE 25 Jul 2010 at 18:44. Atualizado pela última vez por Redação OJE 25 Jul, 2010.

© 2019   Criado por OJE.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço