Organização de Jovens Espíritas

Um mundo melhor OJE!

“O pastor conduz o seu rebanho, mas são as ovelhas que andam com as próprias pernas”
(Emmanuel)

Reforma Íntima: Chave mestra para o sucesso de nossa melhora interior e, conseqüentemente, da nossa felicidade exterior.
Para que serve: Renovar as esperanças interiores tendo por meta o fortalecimento da fé, a solidificação do amor, a incessante busca do perdão, o cultivo dos sentimentos positivos e a finalização no aperfeiçoamento do ser.
O que fazer: Realizar atos isolados, no dia-a-dia levando-nos a melhorar as nossas atitudes, alterando para melhor a nossa conduta aproximando-a tanto quanto possível do ideal CRISTÃO.
Por onde começar: Pela auto crítica.
Como fazer:
* Pergunta 919: Qual o meio prático mais eficaz para se melhorar nesta vida e resistir aos arrastamentos do mal?
Um sábio da Antiguidade vos disse: “Conhece-te a ti mesmo”.
* Pergunta 919a: Conhecemos toda a sabedoria desta máxima, porém a dificuldade está precisamente em cada um conhecer-se a si mesmo. Qual o meio de consegui-lo?
“Fazei o que eu fazia, quando vivi na Terra: ao fim do dia, interrogava a minha consciência, passava revista ao que fizera e perguntava a mim mesmo se não faltara a algum dever, se ninguém tivera motivo para de mim se queixar... (SANTO AGOSTINHO).
(http://www.espirito.org.br/portal/palestras/diversos/reforma-intima...)

A MOCIDADE ESPÍRITA MÃOS AMIGAS, COMEÇOU ESTA SEMANA A TRABALHAR A REFORMA ÍNTIMA COM SEUS JOVENS.
ANTES DE FINALIZAR A AULA DA SEMANA, ESCOLHEMOS UMA DIFICULDADE, QUE TODOS NÓS TEMOS, MAS DEVEMOS MELHORAR, PARA TRABALHARMOS EM CIMA DELA DURANTE A SEMANA.
NA AULA SEGUINTE, PROPOMOS AOS JOVENS RELATAR COMO FOI A SEMANA, QUAIS AS MAIORES DIFICULDADES QUE ENCONTRARAM PARA REALIZÁ-LA E O QUE CONSEGUIRAM MELHORAR...

Então, estamos propondo a realizar esta REFORMA ÍNTIMA junto aos membros da OJE.
(Apesar desta proposta já existir no portal, queremos retomá-la, visto que a mesma está parada...)

PORTANTO, ESTA SEMANA ESTAMOS TRABALHANDO COM A DISCIPLINA.

Propomos que todos relatem suas melhoras e dificuldades, e busquemos nos ajudar... Pois todos nós estamos ligados pelos laços de Deus, portanto, temos que nos auxiliar sempre!

E então, VAMOS AO TRABALHO?!

Exibições: 492

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa tarde pessoal!

Quero exercitar a reforma íntima com vocês, embora esteja atrasado...

Então o tema da semana é respeito ao próximo? Seguirei firme!

Estou utilizando a "Agenda Reforma Íntima", da Editora Auta de Souza, e a meta do mês é "desenvolver a tolerância".

Creio que o respeito ao próximo envolve a tolerância, enfim, saber admitir as divergências para conquistarmos a boa convivência em nosso meio.

Deixo, como reflexão, a meta para este dia (28/04/2011): "Evite a crítica destrutiva, procurando observar em primeiro plano as virtudes do semelhante e não os defeitos". Ou seja, antes de criticar, vamos respeitar a consciência do próximo, buscando suas qualidades.

Abraços meus irmãos!

Marcelll...

Estava sentindo sua falta neste trabalho conosco!!!

=]

Que bom podemos contar contigo...

Quanto mais gente no proposito, melhor é...

Mais gente teremos para nos ajudar né?

E... para serem ajudadas...

Sigamos firme!!!

Já levarei esta reflexao comigo! ^^

Bjoooos

Comecemos o respeito ao próximo respeitando a nós mesmo primeiro; nossos pensamentos, palavras e ações em nosso intimo no cotidiano.

Grande Marcel!!!

Agenda Reforma Intima!!!!É isso aí bela comparação entre a meta do mes"desenvolver a tolerância" e a questao do respeito!!!!

Abraço!

Marcel Dias Ribeiro disse:

Boa tarde pessoal!

Quero exercitar a reforma íntima com vocês, embora esteja atrasado...

Então o tema da semana é respeito ao próximo? Seguirei firme!

Estou utilizando a "Agenda Reforma Íntima", da Editora Auta de Souza, e a meta do mês é "desenvolver a tolerância".

Creio que o respeito ao próximo envolve a tolerância, enfim, saber admitir as divergências para conquistarmos a boa convivência em nosso meio.

Deixo, como reflexão, a meta para este dia (28/04/2011): "Evite a crítica destrutiva, procurando observar em primeiro plano as virtudes do semelhante e não os defeitos". Ou seja, antes de criticar, vamos respeitar a consciência do próximo, buscando suas qualidades.

Abraços meus irmãos!

E ai gente, como está essa semana de respeito?

Amanha já trabalharemos outra coisa...

Comigo, apesar das dificuldades, deu pra levar...

Acho que melhorei em alguns pontos...

o/\

É... a semana não foi fácil.

Mas pelo menos me lembrar da reforma íntima eu me lembrei. Antes de agir eu pensava!

Acho que podemos considerar isso um avanço, né?

hehehehe

\o/

Ôpa, com certeza Zanoni...

Até por que, se isso nao for considerado, então eu estou lascada... rsrs

Também lembro muito da reforma íntima quando acontece algumas coisas no dia a dia... Tudo bem que nem sempre lembro na hora certa... Mas... eu lembro depois, rsrs... Já estou caminhando também!!!

E essa semana???

Bom Dia Pessoal...

A OJE UBERLÂNDIA está começando a implantar a reforma íntima em suas reuniões...

Aos poucos vamos conseguindo com que todos membros da OJE UBERLÂNDIA estejam realizando a reforma íntima!

Então, qual será a desta semana?!

Abraços Fraternos

Bom Dia a todos!

Mais uma semana se inicia... E o trabalho da reforma íntima não deve parar!

Como foi está semana para todos?!

A questão do respeito... Foi dificil? Tranquilo?

Espero que todos estejam se habituando a reforma, pois esta semana trabalharemos um ponto muito importante, que devemos levar (como todas as outras virtudes) para toda nossa vida!

Entretanto, sem essa virtude, não consiguiriamos das outras... Pois para praticarmos a reforma íntima, nao podemos desistis diante dos obstáculos... devemos ser: PERSISTENTES, eis o trabalho desta semana: A PERSISTÊNCIA!

E só para incentivar o pessoal, segue uma histórinha que achamos na INTERNET!

PERSISTÊNCIA E FÉ

Esta é a história de um garoto que vivia só com seu pai. Ambos tinham uma relação de amizade e respeito muito especial.

O menino pertencia à equipe de futebol americano da escola, normalmente não tinha oportunidade de jogar, ou melhor, quase nunca. Mesmo assim seu pai permanecia sempre nas grades lhe fazendo companhia.

Quando entrou no segundo grau, ele era o mais baixo da classe, mas insistia em participar da equipe de futebol do colégio. E seu pai sempre orientava e explicava que ele não tinha que jogar se não quisesse realmente.

Mas o garoto amava o futebol e não faltava em nenhum treino ou jogo. Estava decidido a dar o melhor de si e se sentia comprometido. Os colegas o chamavam de esquenta banco, porque vivia sentando como reserva...

No entanto, seu pai, com espírito lutador, sempre estava nas grades fazendo-lhe companhia, dizendo-lhe palavras de consolo e dando-lhe todo apoio que um filho podia esperar.

Quando ingressou na Universidade, tentou entrar na equipe de futebol, e todos estavam certos de que não conseguiria, mas ele conseguiu entrar na equipe.

O treinador disse-lhe que o tinha aceitado porque ele demonstrava jogar de corpo e alma em cada um dos treinos e, ao mesmo tempo, transmitia à equipe grande entusiasmo.

A notícia encheu seu coração por completo, correu ao telefone mais perto e ligou para seu pai, que compartilhou com ele a emoção.

Sempre enviava ao pai os ingressos para assistir aos jogos da Universidade. O jovem atleta era muito persistente, nunca faltou a nenhum treino ou jogo durante os 4 anos da Universidade e também nunca teve a chance de participar de nenhum jogo.

Era a final da temporada e justo alguns minutos antes de começar o primeiro jogo das eliminatórias, o treinador lhe entregou um telegrama.

O jovem leu e ficou em silêncio por alguns instantes...

Respirou fundo e, tremendo, disse ao treinador: Meu pai morreu esta manhã.

Existe algum problema se eu faltar no jogo hoje?

O treinador o abraçou e disse: Tire o resto da semana de folga, filho, e nem pense em vir no sábado.

Chegou o sábado e o jogo não estava bom...

Quando a equipe estava com dez pontos de desvantagem, o jovem entrou no vestiário, colocou o uniforme em silêncio, correu até o treinador e lhe fez um pedido, quase uma súplica:

Por favor, deixe-me jogar! Eu tenho que jogar hoje, falou com insistência.

O treinador não queria escutá-lo. Afinal, não podia deixar que seu pior jogador entrasse no final das eliminatórias.

Mas o jovem insistiu tanto que, finalmente, o treinador, sentindo pena, deixou:

Ok, filho, pode entrar, o campo é todo seu...

Minutos depois o treinador, a equipe e o público não podiam acreditar no que estavam vendo.

O pequeno desconhecido, que nunca tinha participado de nenhum jogo, estava sendo brilhante. Ninguém podia detê-lo no campo, corria facilmente como uma estrela.

Sua equipe começou a fazer pontos até empatar o jogo e, nos últimos segundos, o rapaz interceptou um passe e correu por todo o campo até fazer o último ponto... E graças a ele a sua equipe foi vencedora.

As pessoas que estavam nas grades gritavam emocionadas e ele foi carregado por todo o campo.

Finalmente, quando tudo terminou, o treinador notou que o jovem se afastara dos outros e estava sentado, em silêncio e pensativo.

Aproximou-se dele e falou: Garoto, não posso acreditar! Esteve fantástico!

Conte-me como conseguiu!

O rapaz olhou para o treinador e lhe disse:

O senhor sabe que meu pai morreu... mas o que o senhor não sabia é que ele era cego.

Meu pai assistiu a todos os meus jogos, mas hoje era a primeira vez que ele podia me ver jogando...

E com um sorriso molhado de lágrimas concluiu:

Eu quis mostrar a ele que sim, que eu podia jogar bem.

* * *

Persistir num ideal, acreditar nas próprias forças, jamais desanimar, nem mesmo diante da morte, pois ela é a grande porta de acesso à Imortalidade gloriosa...

(http://www.momento.com.br/exibe_texto.php?id=2745)

Persistência!

engraçado que um amigo meu me disse: " Enquanto há vida, há esperança"

e ai entra a luz do espiritismo esclarecendo que sempre há vida, portanto a esperança nunca deve acabar,

portanto, acho que todos nós devemos correr atrás do que almejamos, claro que sempre respeitando as leis morais e as virtudes, deixando dessa forma o medo e a insegurança de lado que atrapalham a realização de nossos planos e lutando pra sermos a cada dia mais disciplinados, pacientes, pra perdoarmos e respeitarmos mais e termos fé no nosso potencial e de nossos irmãos.

Boa semana à todos!

Fiquem com Deus

:)

Olá Gente, esta semana fui parar para analisar...

Ando faltando muito da minha faculdade... Que persistencia em seguir em frente heim?!

A gente acha que persistir é nao desistir diantes os obstáculos, mas persistir é muito mais que isso... É se manter firme em tudo que faz na vida!

=]

Bom Dia a Todos, como foi a semana da persistência?!

Vejo que nao tivemos participação ativa no fórum nesta semana...

Cadê a persistência galerinha?!

Como devemos dar o exemplo, seremos persistentes e continuaremos com o trabalho da REFORMA ÍNTIMA.

Na mocidade estudamos sobre os vícios, e vocês sabem qual o PIOR VÍCIO de todos?

Alan Kardec fez essa pergunta aos espíritos:

913 - Entre os vícios, qual se pode considerar o pior?

Dentre os vícios, o que se pode considerar radical, temo-lo dito muitas vezes: é o EGOÍSMO. Daí deriva todo mal. Estudai todos os vícios e vereis que no fundo de todos há egoísmo. Por mais que lhes deis combate, não chegareis a extirpá-los, enquanto não atacardes o mal pela raiz, enquanto não lhe houverdes destruído a causa. Tendam, pois, todos os esforços para esse efeito, porquanto aí é que está a verdadeira chaga da sociedade. (Ver: Sociedade moderna)
Quem quiser, desde esta vida, ir aproximando-se da perfeição moral, deve expurgar o seu coração de todo sentimento de egoísmo, visto ser o egoísmo incompatível com a justiça, o amor e a caridade. Ele neutraliza todas as outras qualidades.

Portanto, para esta semana fica a sugestão: COMBATER O EGOÍSMO

Abraços Fraternos, e ótima semana de trabalho a todos!

Responder à discussão

RSS

A OJE foi criada com o ideal da união de jovens espíritas, sua sede é em Uberlândia-MG onde trabalhamos para união de mocidades da cidade.

Badge

Carregando...

Notas

Confira os destaques do Movimento Espírita na Europa

Criado por Redação OJE 25 Jul 2010 at 19:11. Atualizado pela última vez por Redação OJE 25 Jul, 2010.

Filme "Nosso Lar" leva às telas o famoso livro de Chico Xavier

Criado por Redação OJE 25 Jul 2010 at 18:44. Atualizado pela última vez por Redação OJE 25 Jul, 2010.

© 2019   Criado por OJE.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço