Organização de Jovens Espíritas

Um mundo melhor OJE!

“O pastor conduz o seu rebanho, mas são as ovelhas que andam com as próprias pernas”
(Emmanuel)

Reforma Íntima: Chave mestra para o sucesso de nossa melhora interior e, conseqüentemente, da nossa felicidade exterior.
Para que serve: Renovar as esperanças interiores tendo por meta o fortalecimento da fé, a solidificação do amor, a incessante busca do perdão, o cultivo dos sentimentos positivos e a finalização no aperfeiçoamento do ser.
O que fazer: Realizar atos isolados, no dia-a-dia levando-nos a melhorar as nossas atitudes, alterando para melhor a nossa conduta aproximando-a tanto quanto possível do ideal CRISTÃO.
Por onde começar: Pela auto crítica.
Como fazer:
* Pergunta 919: Qual o meio prático mais eficaz para se melhorar nesta vida e resistir aos arrastamentos do mal?
Um sábio da Antiguidade vos disse: “Conhece-te a ti mesmo”.
* Pergunta 919a: Conhecemos toda a sabedoria desta máxima, porém a dificuldade está precisamente em cada um conhecer-se a si mesmo. Qual o meio de consegui-lo?
“Fazei o que eu fazia, quando vivi na Terra: ao fim do dia, interrogava a minha consciência, passava revista ao que fizera e perguntava a mim mesmo se não faltara a algum dever, se ninguém tivera motivo para de mim se queixar... (SANTO AGOSTINHO).
(http://www.espirito.org.br/portal/palestras/diversos/reforma-intima...)

A MOCIDADE ESPÍRITA MÃOS AMIGAS, COMEÇOU ESTA SEMANA A TRABALHAR A REFORMA ÍNTIMA COM SEUS JOVENS.
ANTES DE FINALIZAR A AULA DA SEMANA, ESCOLHEMOS UMA DIFICULDADE, QUE TODOS NÓS TEMOS, MAS DEVEMOS MELHORAR, PARA TRABALHARMOS EM CIMA DELA DURANTE A SEMANA.
NA AULA SEGUINTE, PROPOMOS AOS JOVENS RELATAR COMO FOI A SEMANA, QUAIS AS MAIORES DIFICULDADES QUE ENCONTRARAM PARA REALIZÁ-LA E O QUE CONSEGUIRAM MELHORAR...

Então, estamos propondo a realizar esta REFORMA ÍNTIMA junto aos membros da OJE.
(Apesar desta proposta já existir no portal, queremos retomá-la, visto que a mesma está parada...)

PORTANTO, ESTA SEMANA ESTAMOS TRABALHANDO COM A DISCIPLINA.

Propomos que todos relatem suas melhoras e dificuldades, e busquemos nos ajudar... Pois todos nós estamos ligados pelos laços de Deus, portanto, temos que nos auxiliar sempre!

E então, VAMOS AO TRABALHO?!

Exibições: 490

Responder esta

Respostas a este tópico

Amar ao próximo como a si mesmo... Já dizia JESUS!!!

Não é fácil... Mas... Vamos treinando né?!

Se estivermos sendo rigorosos com a reforma intima, fazendo direitinho, a gente pode conseguir mais facilmente!!!

=]

amar ao próximo como a si mesmo,

quer dizer que a gente tem que aprender amar a si mesmo,

pra amar o próximo direito?

acho que é por esse caminho hein!

respeitar a si mesmo, para respeitar o próximo.

compreender,perdoar, e todas essas virtudes, a gente deve aplicar conosco pra poder aplicar com o próximo :)

boa semana a todos!

;)

"A sentença: "Dai a César o que é de César", não deve, entretanto, ser entendida de modo restritivo e absoluto. Como em todos os ensinos de Jesus, há nela um princípio geral, resumido sob forma prática e usual e deduzido de uma circunstância particular. Esse princípio é consequente daquele segundo o qual devemos proceder para com os outros como queiramos que os outros procedam para conosco. Ele condena todo o prejuízo moral e material que se possa causar a outrem, toda postergação de seus interesses. (...)"

Cap. 11 Amar ao próximo como a si mesmo. Dai a César o que é de César. Item 7. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 124º ed. FEB, 2004.

Pois é Ana Luiza...

Primeiramente temos que nos amar...

Ou melhor, primeiramente devemos amar a Deus, depois a nós mesmos, e por consequencia o proximo!

Apesar de ser uma ordem, um é consequencia do outro!

Mas é aquele negócio, como amar ao proximo, se nao amamos a nos mesmos?

Como perdoar ao proximo, se nao perdoarmos a nos mesmos?

E por ai vai...

E a gente pensa que nao, mas é tao dificil nos aceitar...

Luma, gostei da sua passagem do evangelho...

Ontem, ao fazer o evangelho, caiu no Capítulo XIII: Não saiba a vossa mão esquerda o que dê a vossa mão direita

Item 9 e 10 - A caridade material e a caridade moral

Daí, a primeira frase que tem neste item é a seguinte: "Amemo-nos uns aos outros e façamos aos outros o que quereríamos nos fizessem eles."

LEMBREI NA HORA DA REFORMA ÍNTIMA!

Ai gente vcs conseguem me amar e me compreender ao mesmo  tempo...srsrsr

tem um ditado: Se eu não puder ser a favor de meu irmão eu me calo!

creio que só de estar em silêncio e não ofender verbalmente e em pensamento já é um grande avanço em amar ao próximo.

Amar ao próximo como a si mesmo é um trabalho árduo que deve começar bem, pois caso contrário o resultado é nulo. Muitas vezes implica num sacrifício total da liberdade humana, coisa que nem sempre estamos dispostos a praticá-la.

Olá Pessoal, como foi a semana do Amor ao Próximo?

Não é fácil, mas também não é impossível, afinal, o fim de todos é a perfeição, e neste estado amaremos a todos como irmãos... Então, por que já não ir começando, não é mesmo?

Então, esta semana agora é a semana do: ORAI E VIGIAI.

"Vigiai e Orai, para não cairdes em tentação". 
- Jesus (Mateus, 26,41)

O tema da aula da mocidade foi referente espírito e matéria, e MEDIUNIDADE...

Neste sentido temos sempre que estar atentos com o que fazemos, visto que tudo reflete em nosso espírito...

E na questão da mediunidade, um bom médium tem que estar atento a tudo, para que assim sintonize sempre com os bons espíritos!!!

Portanto: ORAI e VIGIAI!

Orai e vigiai... Eis a questão!

Como é dificil vigiar nossos pensamentos né?

E parar na hora certa pra fazer uma oração? A gente acha que sempre está bem... Que não está precisando nem nada...

tsc tsc tsc

Treinemos portanto o ORAI e VIGIAI!!!

Orai e vigiai é o de mais importante, na minha opinião, que devemos procurar colocar em ação.

Se vigiarmos nossos pensamentos, ações, atitudes perante o outro, e se buscarmos manter-nos em oração em todo instante de nossas vidas, assim esteremos mantendo distância dos maiores "inimigos" do nosso progresso moral: o egoísmo e o orgulho.

Vigiai e orai, a chave para nosso progresso espiritual. 

Estou principiando no tópico!

Alguém pode me explicar a lógica?

Depois de séculos ausente, aqui estou novamente!

Então a meta desta semana é "orai e vigiai"? Vamos lá!

Sobre esse tema, outro dia ouvi algo muito interessante: devemos sempre orar e vigiar, mas, com a cautela de nos vigiar e não o nosso próximo!

Fica aí a frase para reflexão...

Sobre a pergunta do Gabriel, talvez eu não seja a pessoa mais habilitada a responder, mas é o seguinte: a ideia é empregar as metas de reforma íntima estabelecidas nesse tópico em nosso dia-a-dia, em nossas vidas. É um exercício individual para eliminarmos nossos vícios morais.

Já dizia Kardec que se reconhece o verdadeiro espírita pelo esforço que emprega para corrigir suas imperfeições morais. Então, se o tema da semana é "orai e vigiai", o objetivo é aplicar esse lembrete no seu cotidiano, especialmente nas suas condutas e no relacionamento com o próximo.

E o legal desse tópico é contar suas experiências e ler as dos demais participantes, para nos fortalecer e nos encorajar a dar seguimento nesse trabalho de aperfeiçoamento moral, que é tão difícil, aliás.

Abraços!

É gente orai e vigiai em plena terça -feira, quando sou deixado na mão no trabalho que sou professor com 100 alunos, se o trabalho profissional inclui o trabalho para o cristo juntamente, pois estou amando ao próximo, agradeço muito a DEUS por nesta terça -feira(ontem), ter mantido-me equilibrado, sem sair de si, mantido a paciência, a disciplina e deixando que o meu dia acontecesse como um outro qualquer, dificuldades maiores virão para todos nos em todos os dias futuros, espero eu poder superar mais e mais dificuldades.

Ao me readaptar a vida de universitário e trabalhar ao mesmo tempo tenho me esforçado muito nesta reforma intima, pois não é fácil, as tentações em desistir são muitas, mas com muita fé no pai maior vencerei.

Abraços fraternos a todos e obrigado por existirem.

Responder à discussão

RSS

A OJE foi criada com o ideal da união de jovens espíritas, sua sede é em Uberlândia-MG onde trabalhamos para união de mocidades da cidade.

Badge

Carregando...

Notas

Confira os destaques do Movimento Espírita na Europa

Criado por Redação OJE 25 Jul 2010 at 19:11. Atualizado pela última vez por Redação OJE 25 Jul, 2010.

Filme "Nosso Lar" leva às telas o famoso livro de Chico Xavier

Criado por Redação OJE 25 Jul 2010 at 18:44. Atualizado pela última vez por Redação OJE 25 Jul, 2010.

© 2019   Criado por OJE.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço