Organização de Jovens Espíritas

Um mundo melhor OJE!

“O pastor conduz o seu rebanho, mas são as ovelhas que andam com as próprias pernas”
(Emmanuel)

Reforma Íntima: Chave mestra para o sucesso de nossa melhora interior e, conseqüentemente, da nossa felicidade exterior.
Para que serve: Renovar as esperanças interiores tendo por meta o fortalecimento da fé, a solidificação do amor, a incessante busca do perdão, o cultivo dos sentimentos positivos e a finalização no aperfeiçoamento do ser.
O que fazer: Realizar atos isolados, no dia-a-dia levando-nos a melhorar as nossas atitudes, alterando para melhor a nossa conduta aproximando-a tanto quanto possível do ideal CRISTÃO.
Por onde começar: Pela auto crítica.
Como fazer:
* Pergunta 919: Qual o meio prático mais eficaz para se melhorar nesta vida e resistir aos arrastamentos do mal?
Um sábio da Antiguidade vos disse: “Conhece-te a ti mesmo”.
* Pergunta 919a: Conhecemos toda a sabedoria desta máxima, porém a dificuldade está precisamente em cada um conhecer-se a si mesmo. Qual o meio de consegui-lo?
“Fazei o que eu fazia, quando vivi na Terra: ao fim do dia, interrogava a minha consciência, passava revista ao que fizera e perguntava a mim mesmo se não faltara a algum dever, se ninguém tivera motivo para de mim se queixar... (SANTO AGOSTINHO).
(http://www.espirito.org.br/portal/palestras/diversos/reforma-intima...)

A MOCIDADE ESPÍRITA MÃOS AMIGAS, COMEÇOU ESTA SEMANA A TRABALHAR A REFORMA ÍNTIMA COM SEUS JOVENS.
ANTES DE FINALIZAR A AULA DA SEMANA, ESCOLHEMOS UMA DIFICULDADE, QUE TODOS NÓS TEMOS, MAS DEVEMOS MELHORAR, PARA TRABALHARMOS EM CIMA DELA DURANTE A SEMANA.
NA AULA SEGUINTE, PROPOMOS AOS JOVENS RELATAR COMO FOI A SEMANA, QUAIS AS MAIORES DIFICULDADES QUE ENCONTRARAM PARA REALIZÁ-LA E O QUE CONSEGUIRAM MELHORAR...

Então, estamos propondo a realizar esta REFORMA ÍNTIMA junto aos membros da OJE.
(Apesar desta proposta já existir no portal, queremos retomá-la, visto que a mesma está parada...)

PORTANTO, ESTA SEMANA ESTAMOS TRABALHANDO COM A DISCIPLINA.

Propomos que todos relatem suas melhoras e dificuldades, e busquemos nos ajudar... Pois todos nós estamos ligados pelos laços de Deus, portanto, temos que nos auxiliar sempre!

E então, VAMOS AO TRABALHO?!

Exibições: 492

Responder esta

Respostas a este tópico

Disciplina - a chave de um futuro melhor

 

O que Einstein, Buda, Gandhi e Graham Bell, tinham em comum?

É difícil encontrar algum em comum entre figuras tão díspares, não é mesmo? Mas a resposta é muito simples, e nela reside a razão da grandeza de cada um deles. Todos foram pessoas disciplinadas.

Nenhum deles jamais teria conseguido o que conseguiu se não tivesse realizado um esforço continuado.

É certo que Einstein era um gênio - mas de que isso adiantaria se ele não tivesse dedicado horas e horas ao estudo e às questões que permitiram que formulasse a Teoria da Relatividade?

Buda era um santo que já nasceu diferente? Segundo ele próprio, não era. Sempre afirmou que qualquer um podia alcançar a iluminação - desde que colocasse isso como sua meta de vida e trabalhasse disciplinadamente para tanto.

Gandhi exigiu de si mesmo uma disciplina férrea, voltada para o seu ideal de libertação e integração da Índia.

Graham Bell, o inventor do telefone, colecionou uma série infindável de fracassos antes de obter sucesso - mas continuou em frente.

O fato é que todos nós somos, potencialmente, seres excepcionais. Mas não realizamos esse potencial. Por que? A resposta, também neste caso, é simples: não queremos aceitar o fato de que, para alcançarmos o que desejamos, temos que ser disciplinados.

 

Como fazer?

1-      Acabe com as desculpas

2-      Comece devagar

3-      Não faça exceções

4-      Não se considere um Messias ou um Mártir

(http://www.femininoplural.com.br/ar/decolar/dica11.html)

 

 

Bora tentar gente?!

Pelo menos capacidade temos!!! ^^

BASTA QUERER

Você não precisa dedicar-se á conversação incoveniente,mas se alguêm desenvolve assunto indesejávelé possível escutar com tolerãncia e bondade sem ferir o interlocutor (André Luiz,Sinal verde,p.30 )

Adoro o livro Sinal Verde viu Dimas...

Livro de cabeceira, né não?!

^^

Pocha Vanessa, disciplina de cara?
kkk

Brincadeira, todas as virtudes temos a obrigação de exercitá-las e conservá-las em nosso coração.

É atraves de dinâmicas diárias como essa que vamos pouco a pouco aprendendo.
Tomara que o pessoal possa contar como foi até o final da semana.

Grande abraço e vamos lá à disciplina.

Entao amore, é que a gente tá pegando meio que o que tiver a ver com a aula...

E adivinha que aula foi domingo passado?

CHICO XAVIER...

E o que EMMANUEL FALOU PRA ELE?

-Disciplina

-Disciplina

-Disciplina

 

hehehehehehe

Muito boa a iniciativa, interativa e necessaria , que por sinal como disse a Vanessa anteriormente, tinha meio que sido abandonado anteriormente , mas nada melhor que voltarmos a trabalhar com a disciplina, que sejamos firmes em nossas ações, no nosso dia a dia, começando em nosso seio familiar e se estendendo ao noso ciclo social, pois a disciplina é fundamental em qualquer plano que estejamos. Temos que ser rigorosos? Claro que não! Temos que começar tentando. Thiago(apóstolo), teve a opção de seguir jesus ou não, temos a opção de tentar trabalhar nossa reforma intima ou não, que tenhamos fé no caminho do pai maior, e disciplina, disciplina e disciplina.

 

Abraços fraternais.

Boto fé Bulacha...

Nada nos é imposto, tudo nos é proposto... Se aceitamos ou nao, cabe a nós decidirmos!

=]

Pois é... Se eu tivesse ficado sabendo dessa reforma íntima com antecedência acho que minha semana já teria sido diferente. Já fui indisciplinado demais nessa semana que está passando.

Mas, é melhor olhar para frente e pensar em como melhorar a partir de agora, do que ficar remoento o passado. Por isso, para mim é um prazer estar aqui, e podem contar comigo para todos juntos conseguirmos mudar nossas atitudes e nossos comportamentos.

É isso ae moçada... disciplina, disciplina e disciplina... essa é a base para toda conduta cristã. Uma vez que os convites do mundo são muitos (e às vezes mais tentadores), sem disciplina fica difícil exercitar o cristianismo em nossas atitudes e exemplos.

Fiquem todos com Deus!

À Marcella: Concordo plenamente que nao mudamos de um dia para o outro... Não andamos mudando muito nem de uma encarnação para a outra... rsrs... Por isso Deus nos dá tantas oportunidades... Todo dia... A cada encarnação... Enfim... Aproveitemos cada diazinho de nossa vida para ir mudando... Aos poucos chegamos lá... Basta querermos!

=]

 

Ao Zanoni: Amore, cê sabe que na proxima semana será outra virtude a trabalharmos, entretanto, a disciplina continuará... hehehe... Semana que vem será disciplina e outra, que já até foi escolhida... hehehe... Vamos em frente amore, e quanto a remoer ao passado, te lembro uma frase: "Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."

Parabéns pela iniciativa , o espírita se não for um ser especulativo e operativo não vai galgar as escadas da evolução, que possamos contribuir sempre com o próximo através dos questionamentos que levem as pesquisas e reflexões diárias.

Abraços Fraternais.

Equipe OJE.

BOA NOITE PESSOAL...

 

O TRABALHO DESTA SEMANA SERÁ VOLTADO À: Paciência!

 

"A PACIENCIA é a virtude que te auxiliará na conquista dos bens do corpo, da alma e da sociedade

Ela ensina a técnica de como se deve aguardar, quando não se pode ter imediatamente o que se deseja

Jamais te Irrites

A PACIENCIA te auxiliará a tudo vencer."

(Joanna de Angelis, do livro "Vida Feliz")

 

Responder à discussão

RSS

A OJE foi criada com o ideal da união de jovens espíritas, sua sede é em Uberlândia-MG onde trabalhamos para união de mocidades da cidade.

Badge

Carregando...

Notas

Confira os destaques do Movimento Espírita na Europa

Criado por Redação OJE 25 Jul 2010 at 19:11. Atualizado pela última vez por Redação OJE 25 Jul, 2010.

Filme "Nosso Lar" leva às telas o famoso livro de Chico Xavier

Criado por Redação OJE 25 Jul 2010 at 18:44. Atualizado pela última vez por Redação OJE 25 Jul, 2010.

© 2019   Criado por OJE.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço