Organização de Jovens Espíritas

Um mundo melhor OJE!

Por que a Doutrina Espirita deixa que outras manifestações utilizem de seu nome?

Existe uma confusão muito grande a respeito do que é ou não é Doutrina Espírita ou Espiritismo. Isto porque há pessoas que não sabem que as palavras "espírita" e "espiritismo" foram criadas em 1857, na França, pelo codificador da Doutrina Espírita, Allan Kardec. Somente deveriam utilizarem-se destes termos os locais religiosos ou pessoas que seguissem os postulados desta doutrina.
Assim, cultos e religiões que de alguma forma têm em suas práticas a comunicação de Espíritos e a crença na reencarnação são confundidas erroneamente com o Espiritismo.
Na verdade, embora mereçam todo o respeito dos espíritas verdadeiros, estas seitas são adeptas do espiritualismo ou esoterismo, e não do Espiritismo.
Todos aqueles que acreditam na existência do Espírito são espiritualistas. Mas nem todos os espiritualistas são espíritas, praticantes do Espiritismo.
Para que uma casa religiosa seja espírita, ela deve seguir os ensinamentos contidos nas Obras Básicas da Doutrina Espírita e no Evangelho de Jesus. Geralmente, os locais espíritas recebem o nome de: Centro, Grupo, Casa, Sociedade, Instituição ou Núcleo Espírita. Deve ser legalmente constituído, de acordo com as leis vigentes no país em que está instalado. Mesmo ostentando este nome, quem os visita necessita estar atento para quais as atividades e as formas como as mesmas são praticadas por seus dirigentes e auxiliares.

http://www.espiritismo.org/oqueeo.htm

Exibições: 95

Responder esta

Respostas a este tópico

Esta "confusão" é muito forte no Brasil devido ao grande sincretismo religioso que acontece.

 

É preocupante por um lado, pois, pelo menos para mim, parece que a Doutrina Espírita perde sua importância, influência!

Por outro lado é até uma forma de divulgação, pois, não podemos negar que este sincretismo toca mais facilmente as pessoas que estão começando agora a busca da espiritualidade. Por ser muitas vezes simples, de entendimento mais fácil, estas pessoas assimilam melhor conceitos básicos, mesmo que equivocados, sobre a espiritualidade.

Pedagogicamente, não podemos querer que uma criança leia Machado de Assis, se ela está aprendendo a ler agora.

Tudo tem seu tempo e sua descoberta.

Quanto a nós que já estamos um pouco mais entendidos ou buscamos entender mais, continuemos com nossa proposta e divulgando de maneira humilde e sem pretensão de sermos os donos da verdade, a Doutrina Espírita. Não podemos nos esquecer destas palavras de Kardec:

 

É, finalmente e acima de tudo, o roteiro infalível para a felicidade vindoura, o levantamento de uma ponta do véu que nos oculta a vida futura. (Introdução de O Evangelho Segundo o Espiritismo)

 

Ou seja, há muito ainda para descobrirmos e não podemos nos fechar e não analisar o que as outras crenças têm a nos oferecer de aprendizado. Este é um dos papéis da Doutrina, já que Espiritismo não é a religião do futuro, mas o futuro das religiões (Leon Denis).

Obrigado pela resposta!

Responder à discussão

RSS

A OJE foi criada com o ideal da união de jovens espíritas, sua sede é em Uberlândia-MG onde trabalhamos para união de mocidades da cidade.

Badge

Carregando...

Notas

Confira os destaques do Movimento Espírita na Europa

Criado por Redação OJE 25 Jul 2010 at 19:11. Atualizado pela última vez por Redação OJE 25 Jul, 2010.

Filme "Nosso Lar" leva às telas o famoso livro de Chico Xavier

Criado por Redação OJE 25 Jul 2010 at 18:44. Atualizado pela última vez por Redação OJE 25 Jul, 2010.

© 2019   Criado por OJE.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço