Organização de Jovens Espíritas

Um mundo melhor OJE!

RECOMENDAÇÃO AOS ESPÍRITAS

Considerando que, segundo informações, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, na pesquisa destinada ao Censo
demográfico nacional caracterizou os espíritas como Kardecistas;
Considerando que esta Federação Espírita Brasileira - FEB, não foi consultada por aquele órgão sobre o assunto;
Considerando que a esta altura, não há tempo hábil de tentar mudar a programação estabelecida pelo IBGE;
Considerando ainda que a pesquisa nacional já se encontra em curso;
Recomendamos a todos os espíritas que, ao serem consultados pelos pesquisadores do IBGE e visando a inclusão de todos na contagem que se realiza, declarem-se Kardecistas, uma vez que no formulário do Censo não foi registrada a palavra Espírita.

Brasília, 2 de agosto de 2010.

Federação Espírita Brasileira
Nestor João Masotti
Presidente

Exibições: 36

Responder esta

Respostas a este tópico

Imprescionante não é mesmo? Como podem realizar uma pesquisa dessas com o questionário incorreto?
Mas vamos ao que interessa, o fato é que essa pesquisa realizada pelo IBGE será a base para muitas consultas pelos próximos 10 anos, ou seja, é extremamente importante que nós participemos dessa pesquisa, bem como sigamos a orientação da FEB na hora de preenchê-la.
Orientações do IBGE:
Cada um dos 191.972 recenseadores poderá ser identificado pelo seu uniforme – colete e boné, com logotipo do Censo -, pelo equipamento eletrônico de coleta de dados (PDA) e por um crachá visível no bolso do colete, com nome, número de matrícula e foto. Essa identidade poderá ser confirmada por meio de ligação gratuita para o telefone 0800-7218181, das 8h às 22h, e pelo site do IBGE na Internet, no link www.censo2010.ibge.gov.br/recenseadores.php.

mais informações: http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza....

Vamos divulgar essas informações em nossas instituições!
Abraços.
Minha mãe está participando do censo, ela disse que a opção é "espírita-kardecista".
Humm muito bom saber!
Amigos, a FEB retificou o anúncio sobre o CENSO. Favor avisar suas redes.

http://www.febnet.org.br/site/noticias.php?CodNoticia=385

Alberto Ferreira
Sociedade Espírita de Joinville
Eu acho que o IBGE orientou deficientemente a FEB, fez uma confusão danada na minha cabeça. Imagina: espírita fraternidade, joana de angelis, espírita são francisco? Cientifica, cienttifica filosofica? E o mais absurdo de todos, o cume da ignorância - espírita Cardecista e Kardecista...

Caramba, como IBGE foi fazer um negócio desses...Mandei um email pro censo2010.
"ESPIRITA"=>"610",
"ESPIRITA AMOR DIVINO"=>"610",
"ESPIRITA BEZERRA DE MENESES"=>"610",
"ESPIRITA CAMINHO DO DAMASCO"=>"610",
"ESPIRITA CARDECISTA"=>"610",
"ESPIRITA CIENTIFICA"=>"610",
"ESPIRITA CIENTIFICA FILOSOFICO"=>"610",
"ESPIRITA CIRCULO BRANCO"=>"610",
"ESPIRITA ECUMENICA"=>"610",
"ESPIRITA FRANCISCO DE ASSIS"=>"610",
"ESPIRITA FRATERNIDADE"=>"610",
"ESPIRITA FRATERNIDADE MICAEL"=>"610",
"ESPIRITA FUNDAMENTALISTA"=>"610",
"ESPIRITA JOANA DARC"=>"610",
"ESPIRITA KARDECISTA"=>"610",
"ESPIRITA LINHA BRANCA"=>"610",
"ESPIRITA LIVRE PENSADORA"=>"610",
"ESPIRITA MEDIUNICA"=>"610",
"ESPIRITA MESA BRANCA"=>"610",
"ESPIRITA ORTODOXA"=>"610",
"ESPIRITA RACIONALISTA"=>"610",
"ESPIRITA REDENTORISTA"=>"610",
"ESPIRITA SAMALISTA"=>"610",
"ESPIRITA TUPYARA"=>"610",
"ESPIRITA UNIVERSAL"=>"610",
"ESPIRITA UNIVERSALISTA"=>"610",
"ESPIRITA VALE DO AMANHECER"=>"820",
"ESPIRITA VIA DE JESUS"=>"610",
"ESPIRITA VIDENTE"=>"610",
"ESPIRITISMO"=>"610",

Renato Galdino Fernandes disse:
Eu acho que o IBGE orientou deficientemente a FEB, fez uma confusão danada na minha cabeça. Imagina: espírita fraternidade, joana de angelis, espírita são francisco? Cientifica, cienttifica filosofica? E o mais absurdo de todos, o cume da ignorância - espírita Cardecista e Kardecista...

Caramba, como IBGE foi fazer um negócio desses...Mandei um email pro censo2010.
Queridos irmãos, em virtude de ampla divulgação por via e-mail de informação sobre o Censo 2010 foi divulgado pela FEB nota “RECOMENDAÇÃO AOS ESPÍRITAS” que ora retificamos devido a esclarecimento prestados pelo próprio IBGE, conforme nota abaixo e anexo (doc. IBGE censo 2010 – religiões).

RECOMENDAÇÃO AOS ESPÍRITAS

Por orientação do presidente da FEB Nestor João Masotti, ausente do País em viagem a Nova York, em evento que homenageia Chico Xavier, na sede da ONU, RETIFICAMOS a informação transmitida no dia 2 de agosto, a respeito do Censo demográfico 2010, promovido pelo IBGE. Diante dos novos esclarecimentos, obtidos em consulta direta ao Órgão, pedimos considerar que, aos pesquisadores do IBGE, poderão ser respondidas as alternativas ligadas ao código 610, todas relacionadas a uma mesma opção: Espírita. A exemplo, poderão ser respondidas as opções Allan Kardec, Cardecismo, Cardecista, Kardecismo, Kardecista, Centro Espírita, Doutrina Espírita, Federação Espírita Brasileira e Espiritismo, entre outras, como estão relacionadas no documento do IBGE que anexamos.

João Pinto Rabelo
Diretor de Comunicação Social da FEB

FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO ESTADO DE ALAGOAS
Amigo, creio que vc está exaltado a toa, basta lembrar que a pessoa que está fazendo a entrevista pode ser que nunca ouviu falar de Allan Kardec, e ao escutar o entrevistado responder Kardecismo, escreverá com "C".
O recenseador deve escrever o que ouviu, e portanto o IBGE previu diferentes tipos de respostas. O que em verdade foi muito bom.
O trabalho de pesquisas foi feito por diferentes estudiosos do ISER e por vários técnicos do IBGE, na tentativa de fazer com que muitos não ficassem de fora. Portanto sejamos mais caridosos e busquemos saber do que estamos falando. Não existe questionário incorreto. Existe é muito diz-que-me-disse de internet.

"é melhor recusar dez verdades do admitir uma única mentira"
Pena que em minha casa o questionário sorteado não tinha essa pergunta...

Responder à discussão

RSS

A OJE foi criada com o ideal da união de jovens espíritas, sua sede é em Uberlândia-MG onde trabalhamos para união de mocidades da cidade.

Badge

Carregando...

Notas

Confira os destaques do Movimento Espírita na Europa

Criado por Redação OJE 25 Jul 2010 at 19:11. Atualizado pela última vez por Redação OJE 25 Jul, 2010.

Filme "Nosso Lar" leva às telas o famoso livro de Chico Xavier

Criado por Redação OJE 25 Jul 2010 at 18:44. Atualizado pela última vez por Redação OJE 25 Jul, 2010.

© 2019   Criado por OJE.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço