Organização de Jovens Espíritas

Um mundo melhor OJE!

Olá, gente!

Bem, esses dias eu estava assistindo ao Globo Repórter falando sobre astrologia. Falaram sobre numerologia dos nomes, disseram que o nome influência no caráter da pessoa, falaram da influência do signo na vida de cada pessoa, interferências do sol e da lua, elementos que dão sorte e coisas do tipo, falaram que depois de uma certa idade tipo 20 quando a pessoa começa tomar conta da vida, ela muda porque seu ascendente toma conta e etc.

Mas, dai eu fiquei pensando e nunca sei se acreditar ou não nessas coisas...

O que o espiritismo pensa sobre isso? Tem opiniões sobre o assunto? Acredita, desacredita ou não pensa em nada?

E você? Crê nessas coisas de numerologia e astrologia?

Obrigada desde já.

Abraço gente! \õ/

Exibições: 2885

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Áurea, a minha opinião é bem cética a este assunto. Tanto que é embasada no Livro dos Médiuns.
Vou postar um texto de Richard Simonetti sobre o assunto:

Astrologia

Livro: Dúvidas e Impertinências
Richard Simonetti

1 – Os astros governam nossa vida?

Apenas no imaginário popular, sempre propenso a aceitar fantasias sobre os mistérios do destino humano. Há pessoas especializadas em ler o nosso futuro na borra de café, nas vísceras humanas, no cocô de criança… Ninguém perde dinheiro apostando na ingenuidade humana.

2 – Mas a astrologia é milenariamente cultivada, situada como complexa ciência…

Para os sonhadores. A astronomia, esta sim uma verdadeira ciência, demonstra que os movimentos dos astros não guardam a mínima relação com o destino das pessoas.

3 – O fato de nascermos sob determinado signo, uma conjunção de astros no céu, no dia de nosso nascimento, não influi, de certa forma, em nossa personalidade, em nossa maneira de ser?

Nossa personalidade é fruto de experiências pretéritas, em vidas anteriores. Admitir que o indivíduo possa ser manso ou um troglodita, ter ouvido afinado ou não saber distinguir um fá de um dó, ter vocação para o estudo ou odiar livros, por influência astrológica, é algo tão extravagante quanto a doutrina das graças, segundo a qual Deus teria seus escolhidos para a salvação. E a justiça, onde fica?

4 – Como explicar o fato de que os horóscopos definem o perfil psicológico da pessoa, de conformidade com seu signo?

O perfil psicológico no horóscopo é feito de generalidades. As pessoas sempre se encaixam em algumas características apresentadas. Se consultarmos os doze signos do zodíaco verificaremos que em todos há algo de nossa personalidade.

5 – E quanto ao dia a dia? Há pessoas que leem diariamente seu horóscopo com boa margem de acertos.

Também é feito de generalidades. Algo como dar tiros no escuro. Alguns atingirão o alvo. Considere, ainda, que sob influência do horóscopo as pessoas criam condicionamentos. Digamos que eu leia que o dia não me será favorável; terei dissabores e contrariedades. Admitindo essa ideia assumirei uma postura negativa que me levará a ver dissabores e contrariedades nas rotinas diárias e até contribuir para que aconteçam.

6 – Poderia ser o contrário…

Exatamente. Se eu me convenço, porque li no horóscopo, de que meu dia será maravilhoso, assim tenderá a acontecer, porquanto estarei estimulado a cultivar o bom humor, a alegria, os bons pensamentos, convicto de que tudo correrá bem.

7 – Estaria isso tudo condicionado ao poder de nossa mente?

É elementar. Por isso a recomendação basilar do Oráculo de Delfos não é: Homem, conhece a astrologia. Recomenda: Homem, conhece-te a ti mesmo. À medida que nos aprofundarmos nesse imenso universo que é a nossa alma, decifraremos com muito mais propriedade o próprio destino.

8 – E a opinião do Espiritismo?

No livro A Gênese, capítulo VI, Allan Kardec destaca a impropriedade da astrologia, citando fatos científicos. A pá de cal sobre o assunto está na questão 867, de O Livro dos Espíritos. Pergunta o Codificador: Donde vem a expressão: nascer sob uma boa estrela? Respondem os Espíritos mentores, incisivamente: Antiga superstição, que prendia às estrelas os destinos dos homens. Alegoria que algumas pessoas fazem a tolice de tomar ao pé da letra.

Áurea,

Eu também sou muito cético. 

Creio que não há no mundo uma pessoa que poderia responder pelo espiritismo, afinal não há autoridade na Doutrina Espírita. O estudo individual dará respostas individuais e, portanto, visões individuais.

Dito isso, penso que a astrologia é apenas mais uma superstição criada pelos homens para tentar enxergar a verdade e a realidade. Já fiz o teste e li todos os "signos". Percebi então que eu me encaixaria em todos, assim como vários outras pessoas também.

Utilizando a lógica doutrinária, percebo que pessoas do mesmo signo que eu são extremamente diferentes de mim. Ora, isso para mim por si só já faz toda a astrologia cair por terra.

Em tempo, embora haja algumas coincidências interessantes, eu não creio em numerologia e em astrologia. Acho apenas que nós tentamos enxergar algo no "nada".

Abraço,

Gabriel

Oii Áurea,

Então ow, antigamente eu acreditava demais nos signos, lia revistinha e tudo mais. Até hoje eu pergunto às pessoas qual signo elas são.. Mas pensando mais profundamente e vendo esse texto do Richard Simonetti, eu concordo  plenamente com ele. Então agora estou me achando uma tola fpor fazer a tal pergunta as pessoas. Digo isso porque cheguei a conclusão que os astros de nada influenciam as nossas vidas ou personalidade, visto que, carregamos nossas qualidades ou defeitos em nossa bagagem espiritual, e temos o livre-arbítrio para fazermos as nossas escolhas e caminhos, independentemente dos astros.

Faça você também o teste de ler todos os signos, como se fosse o seu... Vai ver que se identificará um pouco com cada um.

Beijão

OLÁ A TODOS. GOSTARIA DE EXPRESSAR EM POUCAS PALAVRAS O QUE PENSO A RESPEITO DO ASSUNTO.

COMO ETERNO CURIOSO SEMPRE ME CHAMOU ATENÇÃO TUDO QUE FOGE AO CONVENCIONAL EM TERMOS DE RELIGIÃO, CIÊNCIA, ETC.  E COM ASTROLOGIA NÃO FOI DIFERENTE.TAMBÉM POSSUIA ESSA CONCEPÇÃO DE HOROSCOPO, JOÃO BIDU, ETC.ACONTECE QUE A VIDA ME MOSTROU UM ENSINAMENTO UNICO, BARBARO QUE SERVE COMO FERRAMENTA PARA MELHORA INTERNA ATRAVÉS DAS ENERGIAS DA NATUREZA.........ASTROLOGIA NÃO DETERMINA NADA, APENAS INCLINA...... O QUE DIZER DO CETICISMO POR PARTE DE ESPÍRITAS QUE ACREDITAM EM FENÔMENOS DE MESAS GIRANTES, PSICOGRAFIA, COMUNICAÇÃO COM OS MORTOS, MANIFESTAÇÕES FÍSICAS...E SIMPLESMENTE DEIXAM DE LADO UMA QUESTÃO SIMPLES QUE É PURA ENERGIA? É COMPROVADA A ATUAÇÃO DOS CAMPOS ELETROMAGNÉTICOS NO CÉREBRO HUMANO, DAS EXPLOSÕES SOLARES E TUDO MAIS.. SOMOS NADA MAIS QUE UM CONJUNTO DE ENERGIAS CONVIVENDO NO UNIVERSO......ACHO BACANA AS DISCORDÃNCIAS... NINGUEM É OBRIGADO A ACREDITAR NO QUE NÃO QUER.... MAS ME DECEPCIONO POR SER ESPÍRITA, ESTUDANTE DE ASTROLOGIA E LER TEXTOS COMO DO ILUSTRISSIMO AUTOR ABAIXO CLASSIFICANDO UMA CIÊNCIA QUE VEM DOS PRIMÓRDIOS, COMO SE NADA FOSSE, OU ALGO FETICHISTA PARA PESSOAS SEM NOÇÃO....... ME ESPANTA E MUITO ESTA CAPACIDADE QUE ALGUNS ESPÍRITAS POSSUEM DE ACHAR QUE APENAS O  ESPIRITISMO É O CAMINHO A SALVAÇÃO...........E QUE TUDO SE RESUME A ELEVAÇÃO ESPIRITUAL OU NÃO.......... SE ESTAMOS NO MESMO GLOBO A DOSE DE HUMILDADE É IGUAL PARA TODOS..... OBRIGADO

Ola!

Entrei aqui so pra responder essa pergunta e dar meu apoio ao Flavio Henrique da Silva, que eu nem conheco mas foi o mais coerente na minha opiniao.

Em primeiro lugar, fica muito evidente em todas as criticas apresentadas a falta de conhecimento de causa. Como determinar falsa uma crenca milenar que foi desenvolvida por tantos povos que se quer tinham contato? 

Bem, a resposta pra quem se identifica com todos os signos e(verbo ser no presente, estou sem acento) muito simples. Todos nos temos todos os signos. A carta astrologica se divide em 12 casas e cada uma delas e regida por um signo. Alem disso, os signos sao regidos por planetas de energia semelhante, os quais tambem todos nos possuimos no mapa. Como disse Jung, somos todos iguais, oque muda e a arrumacao! E o mapa e exatamente isso! Todos temos todos os planetas, todos os signos, mas o que muda e a forma como eles estao distribuidos.

E nao, eles nao determinam o que sera de sua vida e sua personalidade como uma ciencia exata, primeio pq nele aparecem todasas contradicoes a que somos sujeitos, segundo porque cada signo pode se manifestar de muitas formas e cabe a nos, a nossa sabedoria e ao nosso autoconhecimento encontrar a melhor maneira de usa las. Por exemplo: o signo de peixes (assim como seu regente moderno o planeta netuno), falam sobre nebulosidade, escapismo, fuga da realidade entre outras coisas. Isso pode se manifestar tanto numa pessoa extremamente espiritualizada, como num bebado, ou um assassino que vai parar atras da grades e cumpre dessa maneira o seu isolamento. 

Uma pessoa nao e um signo, e um conjunto complexo de combinacoes e interacoes. Ora, estariam os astros apenas enfeitando os ceus?

Se alguem tem mais questionamentos, eu ficaria honrrada em responder a medida do que saiba, ou ate pesquisar o que nao sei para poder responder. Mas nao podemos julgar aquilo que nao conhecemos.

Desculpem pelos erros ortograficos e de acentuacao, estou com o teclado do computador desconfigurado.

Alias, encontrei esse forum pesquisando no google sobre espiritismo e astrologia, ja que estou interessada em frequentar um centro espirita.

Abracos a todos e desculpem qualquer coisa. :)

Responder à discussão

RSS

A OJE foi criada com o ideal da união de jovens espíritas, sua sede é em Uberlândia-MG onde trabalhamos para união de mocidades da cidade.

Badge

Carregando...

Notas

Confira os destaques do Movimento Espírita na Europa

Criado por Redação OJE 25 Jul 2010 at 19:11. Atualizado pela última vez por Redação OJE 25 Jul, 2010.

Filme "Nosso Lar" leva às telas o famoso livro de Chico Xavier

Criado por Redação OJE 25 Jul 2010 at 18:44. Atualizado pela última vez por Redação OJE 25 Jul, 2010.

© 2019   Criado por OJE.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço