Organização de Jovens Espíritas

Um mundo melhor OJE!

Gente, preciso da ajuda de vcs,

tenho um jovem na minha mocidade que pratica Jiu Jitsu, e segundo a mãe dele, alem dele gostra muito, o esporte tem trazido inumeros beneficios para à ele.

Como ele já tem 14 anos, vai iniciar no curso noções, mas uma pessoa do centro disse que se ele quiser seguir firme na doutrina terá que deixar o espote por se trata de uma luta, eu nunca ouvi nada a respeito, mas gostaria de ter uma opinião mais clara sobre o assunto.

Alguem pode me ajudar, por favor.  

Exibições: 1168

Responder esta

Respostas a este tópico

Olha não é uma luta apenas, é um esporte.

As artes marciais além de trazer saude pro corpo (se praticadas da forma correta), trazem também disciplina e saude mental. A propria mãe percebeu que trouxe beneficios, acho que ninguem melhor que ela pra avaliar isso.

O unico problema das artes marciais é que podem ser utilizadas de forma irreponsavel, mas quase todo o conhecimento nessa vida também pode.

Não acho que alguem é "menos" espirita que alguem por praticar qualquer arte marcial.

E com esse pensamento é mais facil vocês perderem o jovem do que tirarem ele do jiu jitsu.

 

Olha essa é minha opnião, não tenho fontes ou nada pra fortalecer essa ideia, logo posso estar totalmente errado, mas na duvida recorra a consciência, essa nunca falha.

 

Tenho uma opinião formada sobre o assunto, mas vou evitar meus comentários pessoais.

 

Encontrei na internet alguns comentários feitos pelo Sr. Jorge Hessen

 

http://leitoresdojorgehessen.blogspot.com/2009/10/defesa-pessoal-e-...

 

http://espiriteiro.blogspot.com/2009/09/preservemos-as-criancas-dos...

 

Trechos interessantes:

 

"No Livro Conduta Espírita de Waldo Vieira - pelo Espírito André Luiz, Capítulo 18, Página 73 (Perante nós mesmos), diz que o Espírita deve esquivar-se do uso de armas homicidas, bem como do hábito de menosprezar o tempo com defesas pessoais, seja qual for o processo em que se exprimam."


"Portanto, meu irmão, cabe a você analisar se deve ou não praticar tais Artes Marciais. Analise o que é mais conveniente acrescentar à sua bagagem espiritual: se, menosprezando o tempo com defesas pessoais, ou se, valorizando-o com serviço ativo no bem do próximo e a si mesmo.

Adianto-lhe, porém, que quem coopera com as Leis de Deus e mantém um comportamento digno, mediante princípios nobres, nada deve temer."

 

"Volve ao teu templo interno abandonado, a mais alta de todas as capelas". Auta de Souza.


Anderson eu realmente não lembrava dessa parte do Conduta Espirita.

Logo minha opnião está errada.

Mas analisando isso eu consideraria as artes marciais como desperdicio de tempo por não trazer o mesmo beneficio que um estudo edificante e pratica do bem por exemplo.

Mas eu ainda consideraria elas mais saudaveis que um videogame (algo que muitos jovens tem como lazer ) por exemplo.

 

Bem é assim que eu interpretei isso.

 

Entendo, e não discordo de você.

 

É extremamente importante saber conciliar a educação que a regeneração exige com as tendências do Espírito. Essa é uma luta que exige autoconhecimento, fé, perseverança, disciplina, amor e entendimento, respeitando o tempo de cada um.

 

=]

 

Mas a do videogame não cola mais, agora existe o Kinect, encontrado na vitrine do Extra, onde você só precisa esperar uma fila gigantesca para praticar esporte junto ao Xbox... heuhueheuhueh

Muito obrigada toda ajuda é bem vinda.

Na verdade minha opinião bate com 1.ª opinião do Wellerson, li o texto do sr. Jorge Hessem, e tb achei muito acertado,  porem acho que deve-se levar em conta que se trata de um jovem que está em plena formação, passando por uma fase conturbada dessa existencia, o que se deve entender com "valorizar seu tempo no serviço ativo do bem ao proximo e a si mesmo", há diversa interpretações.

Continuo com um pouco de duvida, mas se for apelar pra consciencia acho que o "esporte" nesse caso, so vem a acrescenter.

Continuem me ajudando.

Olha .... eu alem de ser coordenadora de  mocidade frequento diversas mocidades e alguns postos de assistências, tenho 1 ano de Jiu Jitsu mais  fazia Muay Thai e em  minha família tenho diversos primos q fazem Karatê que são espiritas... o espiritismo nos ajudo muito em questão de disciplina, porem a combinação do esporte com a nossa religião acabo nos proporcionando um melhor desenvolvimento, tanto dendro de casa como em nossas vidas extra centro.  

A arte marcial te exige muito respeito, disciplina, humildade... e o Jiu Jitsu em questão, foi uma das artes marciais que eu mais identifiquei,  pois nela a disciplina e o respeito tem que estar acima de tudo, e graças a este esporte  posso afirmar que minha vida com relação a doutrina  melhora  muito.

O jiu jitsu ''arte suave'' e seus ensinamentos.

O jiu jitsu foi criado por monges budistas, que tinham seus templos saqueados e muitas fezes eram agredidos e mortos sem poderem se defender, pois isso ia contra a sua fé, que não permite nenhum tipo de acreção  contra outro ser vivo, dotados de um conhecimento da anatomia humana, desenvolveram técnicas de imobilização que favoreceu o seu bio tipo franzino e sem desferir um só golpe se quer ( sem socos ou chutes) imobilizavam os mal feitores. Eu poderia escrever muito sobre a arte suave,seus benefícios físicos e mentais como junto com o espiritismo me ajudou a superar a depressão, como pode transformar o caráter de um indevido enfim equilíbrio emocional,alto conhecimento,alto controle, coordenação motora e cardio vascular e etc...

     O jiu jitsu nos leva a um estado de meditação tão profunda capas de nos ''despender da matéria''.

      A unica coisa que nos levamos desa vida são nossos atos e o conhecimento adquirido, e muito radical dizer para uma pessoa q se ele quiser seguir firme na doutrina não deve praticar artes marciais, isso vai contra filosofia espirita.

      Acredito que quem pensa assim é porque nunca praticou, por isso não compreende os benefícios que isso pode trazer para um indevido e a sociedade, '' valorizando o serviço ativo a si mesmo e a sociedade''.

        Faço parte de um projeto social e filantrópico que beneficia mais de quinhentos jovens, nesse projeto participam pessoas de diversas religiões, pentecostais católicos e outros, através das artes marciais resgatamos jovens das drogas,prostituição,criminalidade,etc. Eu passo o conhecimento da doutrina espirita nas aulas de artes maciais e funciona muito bem, já trouce diversos jovens para a doutrina, esse é o poder das artes marciais voltadas para o bem, isso e espiritismo.

 Allan kardec já mencionou que devemos duvidar de algumas questões, mesmo as respondidas por espíritos evoluídos. 

  '' pois o espiritismo não sabe de todas as respostas, mas tem todas as perguntas''.

    '' O exercício tanto torna o homem saudável (....) quanto maior sua atividade física, maior sua aprendizagem''.

                                                                                         Jean-jacques rousseau (1712-1778)   

Treino jiu-jitsu e sou espirita, não desperdiço meu tempo, pelo contrario, encontro nos dois motivos para sorrir.
Assim como uma laranja, o Karatê ou outras artes marciais pode ser usado para o bem ou para o mal. Uma laranja é ótima para a alimentação, mas não tão boa quando atirada contra a nossa testa.

Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/o-que-e-o-espiritismo/espiritismo-x...
Então quem dá aulas em comunidades carentes, afastando crianças das ruas, está errado?
Uma das leis da Doutrina espirita, é a de que devemos cuidar do nosso corpo carnal, e como cuidar do corpo se não praticarmos exercícios físicos, as artes marciais alem do corpo, tambem mantem a mente sadia...è como o José disse, qualquer coisa pode ser utilizada para ferir os outros, depende de como se usa oque se aprende ou oque se tem nas mãos!!!

As pessoas fazem tempestade em um copo d'água e não analisam as afirmações de forma sensata.

 

Vejam...

 

Há problemas em estudar? DEPENDE

Há problemas em beber água? DEPENDE

Há problemas em praticar artes marciais? DEPENDE

 

Estudar em excesso acarreta problemas fisiológicos. Estudar nada acarreta falta de conhecimento.

Beber água em excesso é prejudicial ao corpo humano. Não beber água também é prejudicial ao corpo humano.

 

Percebam então que o problema não está na coisa em si, mas na forma que "utilizamos" a coisa!!

 

Fazer artes marciais é prejudicial? Novamente: depende!!

Se utilizarmos essa "coisa" para a violência, certamente é!! Logo, o que é prejudicial é a violência e não a coisa em si.

Se utilizarmos essa "coisa" para a manutenção da saúde mental e corporal, certamente não é!!

 

Se analisarmos o texto apresentado pelo nosso nobre amigo Anderson, veremos que ele não está equivocado. Vejam:

 

"bem como do hábito de menosprezar o tempo com defesas pessoais"

 

O problema novamente não está nas artes marciais, mas na ação de menosprezar o tempo... E o que seria menosprezar o tempo???

 

Essa é a reflexão!! Menosprezar o tempo com algo é gastar o tempo com algo improdutivo para o ser. E como menosprezamos o tempo com as artes marciais?? Utilizando-a como ferramenta de violência ou como defesa pessoal. Ora.. defesa pessoal, pois ao se defender, certamente lançará mão da violência.

 

Agora, repito, se a arte marcial for encarada como ferramenta para a saúde mental e corporal, o indivíduo não estará menosprezando o tempo, mas, tão somente, realizando uma atividade necessária à manutenção da vida corporal!!

 

No espiritismo não há nada proibido EXATAMENTE porque tudo pode ser usado para o bem!! Basta que saibamos aplicar esse tudo para o bem!!

 

Um abraço,

 

Gabriel

Responder à discussão

RSS

A OJE foi criada com o ideal da união de jovens espíritas, sua sede é em Uberlândia-MG onde trabalhamos para união de mocidades da cidade.

Badge

Carregando...

Notas

Confira os destaques do Movimento Espírita na Europa

Criado por Redação OJE 25 Jul 2010 at 19:11. Atualizado pela última vez por Redação OJE 25 Jul, 2010.

Filme "Nosso Lar" leva às telas o famoso livro de Chico Xavier

Criado por Redação OJE 25 Jul 2010 at 18:44. Atualizado pela última vez por Redação OJE 25 Jul, 2010.

© 2019   Criado por OJE.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço