Organização de Jovens Espíritas

Um mundo melhor OJE!

Qual opinião a respeito?

Exibições: 4047

Responder esta

Respostas a este tópico

Como podemos saber se uma coisa é certa ou errada?

Pergunte a si mesmo, se você faz tal coisa e fica com a conciência tranquila isso é certo, se você faz algo e fica em dúvidas e com conciência pesada é sinal que é errado.

Gostei de você ter posto esse tópico, serve para quebrar tabus sobre todos assuntos.

Acho que isso é normal na adolescencia quando o homem ou a mulher está descobrindo o seu corpo, mais depois de um tempo acho que isso não é mais normal e vira um mania. Ou seja controle-se! ;)

 

como o companheiro de cima disse... certo ou errado não existe...depende da conciencia de cada um....

 

mas no lado espiritual, a masturbação em geral necessita de um estimulo e este estimulo traz junto alguns espiritos viciados em sexo que aproveitam tanto da sua energia quanto da foto, filme, pensamento sexual que esta tendo.

 

tem alguns livros do Luiz Gonzaga Pinheiro que falam mto deste assunto, um mto interessante é o Obsessão – Encontro Marcado com a Dor , que em alguns capituloss relata que espiritos viciados em sexo induzem o menino a um cliche mental da masturbação, e ele passa horas se masturbando por conta da influencia negativa dos espiritos, levando a um total desequilibrio sexual.

ivone nos diz q 99,9% dos encarnados na terra, tem problemas sexuais dificilimos de curar....a masturbação quando se torna vicio é um deles...

Faço das minhas palavras as palavras do Renato, 

tem outro livro também interessante, Sexo e Obsessão

que tem a seguinte citação na pagína 11.

 

"A correta aplicação das forças genésicas propicia ao Espírito alegria de viver e
entusiasmo no desempenho das tarefas que lhe dizem respeito, constituindo-se
emulação para o progresso e a felicidade."

Olá pessoal, tudo bem?

Realmente esse assunto é muito interessante pois é uma ação realizada pelo ser humano há muitos anos, principalmente na época da adolescência. Como os meninos citaram acima, nada é proibido no Espiritismo, mas precisamos saber ponderar, por isso deixo a minha contribuição sobre o assunto para que possa esclarecer um pouco.

"Segundo Sigmund Freud[bb], a masturbação é envolvida em muito preconceito, graças ao dogmatismo religioso que estigmatiza a sexualidade. Vai distante a época em que se decretava que a masturbação conduzia à loucura e ao inferno. Normal no adolescente que está descobrindo a sexualidade, frequente nos corações solitários, o problema é que ela favorece a viciação, aguçando o psiquismo do indivíduo com sensualidade avivada. Por outro lado, impede a sublimação das energias sexuais, quando as circunstâncias nos convocam à castidade, incitando-nos a canalizá-las para as realizações mais enobrecedoras. Vale dizer: há uma energia sexual que precisa ser controlada, não necessariamente através da prática sexual, mas direcioná-la a outras atividades, inclusive à pratica da caridade.
 A consciência nos sussurra que relação sexual presume dois parceiros. O auto-erotismo não deixa de ser uma busca de “prazer” egoísta, por isso mesmo, toda prudência é imprescindível. Na área sexual, urge vigilância permanente, pois, na maioria das vezes ao se masturbar, a criatura não está tão solitária como imagina. Espíritos das sombras, viciados no sexo, muitas vezes estimulam este vício solitário, prejudicando casais quando o parceiro opta por masturbar-se. Entretanto, mister considerar que cada caso é um caso, sem desconsiderar jamais que o equilíbrio e a disciplina mental precisam ser alcançados. Por isso o Espírito Emmanuel, no livro “O Consolador”, questão 184, psicografado por Chico Xavier, orienta-nos que, “ao invés da educação sexual pela satisfação dos instintos, é imprescindível que os homens eduquem sua alma para a compreensão sagrada do sexo“.

O uso indevido de qualquer função sexual produz distúrbios, desajustes, carências, que somente a educação do hábito consegue harmonizar. Afinal, o homem não é apenas um feixe de sensações, mas, também, de emoções, que podem e devem ser dirigidas para objetivos que o promovam, nos quais centralize os seus interesses, motivando-o a esforços que serão compensados pelos resultados benéficos."

 

Abraços fraternos,

Luciana

Boa noite amigos, vou deixar aqui algumas coisas que eu já estudei:

Como muitos já disseram acima a masturbação na adolescência é uma necessidade, principalmente na fase inicial desta, pois o indivíduo está com os hormônios em formação, e necessita da masturbação, contudo ele deve vigiar a si mesmo, buscando canalizar as suas energias para outras atividades como a música, a leitura saudável, a arte, os esportes, e quando se fizer necessário ele deve recorrer a masturbação, ela não deve se tornar um vício. Quando o indivíduo for ficando mais velho e os hormônios forem se aquietando  ele poderá canalizar totalmente ou parcialmente as suas energias sexuais. observemos como exemplo Divaldo Pereira Franco, ele não se casou, mas aprendeu desde cedo a educar suas energias, canalizando-as para a oratória, a psicografia, etc. Devemos educar a mente, pois o problema não está no órgão mas sim na mente. O organismo é um laboratório comandado pela mente, a mente pode canalizar a energia para outros setores como a arte que falei acima.

Espero ter ajudado de alguma forma, mas o assunto é complexo e exige muitos estudos. Somos todos estudantes na vida, hoje já aprendi um pouco mais com o que foi escrito acima pelos amigos. 

Muita Paz!!!!!

Ninguém lembrou que crianças também masturbam-se, embora que não com o mesmo erotismo que fazem adolescentes ou adultos. Acredito que o conselho deve ser não começar a praticar a masturbação, pois uma vez descobertas as sensações se torna mais difícil de evita-las. Esta é minha opinião. Concordo com os amigos.

Beijinhos

 

é um ato humana que constitui a dimensão animal (instinto) do ser,

sabemos que o homem é um ser que caminha do estado de natureza (animal, animalidade) 

para o estado angelical.

nesta passagem, deixamos os aspectos naturais ainda muito fortes e começamos a adquirir aspectos metafísicos

da espiritualidade.

a masturbação é um ato onde o ser busca o prazer físico, portanto, um hábito da vida animal do ser humano.

parabens à todos pela maturidade nas participações,

isso mostra que o movimento espírita realmente tem conteúdo!

 

vam bora pra cima gente!!!!!

Pois é. A masturbação é estimulação física em busca apenas do prazer. É como sexo solitário ou sei lá. Nós devemos caminhar por um outro caminho para chegar a perfeição.

com todo respeito, falaram, falaram, mas que conclusõs podemos chegar?

pensei que era pra falar mesmo ^^' Em resumo é normal já que muitos fazem, e é natural até, para animais. Nós devemos nos afastar o tanto quanto pudermos deste ato.

olha, na minha opnião naum é errado naum.

errado é aquilo q faz mal, e se masturbar naum causa mal algum ate onde eu sei!

so lembrando q tudo demais é veneno, então o errado é deixar isso virar um vicio!

Responder à discussão

RSS

A OJE foi criada com o ideal da união de jovens espíritas, sua sede é em Uberlândia-MG onde trabalhamos para união de mocidades da cidade.

Badge

Carregando...

Notas

Confira os destaques do Movimento Espírita na Europa

Criado por Redação OJE 25 Jul 2010 at 19:11. Atualizado pela última vez por Redação OJE 25 Jul, 2010.

Filme "Nosso Lar" leva às telas o famoso livro de Chico Xavier

Criado por Redação OJE 25 Jul 2010 at 18:44. Atualizado pela última vez por Redação OJE 25 Jul, 2010.

© 2019   Criado por OJE.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço