Organização de Jovens Espíritas

Um mundo melhor OJE!

As vezes falamos muito em mundo de regeneração, mas qual seria o aspecto desse mundo?Poluido, congestionado, ruas inóspitas, lixo e esgoto corroendo a terra e os mares?  No atual momento, apesar dos vários progressos, escravizamos cruelmente ainda nosso planetinha azul, não conseguimos pensar formas de produzir, consumir sem agredir fortemente a natureza, que mesmo assim nos alimenta e nos proporciona a vida. A questão ambiental, presencio, pelo menos na casa espírita em que frequento, não é discutida, não é pensada, raciocinada com a merecida atenção e ação dos nossos dirigentes, voluntários e os irmãos nossos que frequentam o centro, nem mesmo a luz da própria codificação. Alguém já viu uma palestra, painel, oficina espírita efetivamente tratando do meio ambiente? É nele, estou convicto disso, que poderíamos expressar o produto dos nossos estudos espíritas também. Não acham? Pergunto: a sua casa espírita possui aquelas lixeiras coloridas(rsrs)? Existe coleta seletiva? Separa-se o lixo em orgânico e inorgânico?Existe saneamento? É pensada formas de economizar água, energia e de produzir-se menos lixo? Qual o destino dos resíduos? Da casa espírita a nossa casa, da nossa casa ao centro espírita, compartilha-se os hábitos questinados acima. Talvez se temos a oportunidade de deslocarmo-nos para as reuniões públicas a pé, de bicicleta ou ônibus ou até mesmo promovendo a chamada "carona solidária", optaremos por estes meios de transportes e formas de se locomover menos impactantes ou deslocaremo-nos em um carro cada um com o seu ocupando um espaço público indeterminado, contribuindo para com os congestionamentos e a poluição...( porque aqui em Natal, onde frequento, os carros entorpecem as ruas, e por completo, parece-me que o número de pessoas na reunião se equivale a dos carros).

São só alguns pontos, dentre outros muitos. Venho propor esta questão, nós jovens de acordo com tudo que aprendemos com Espiritismo, estando a lutar contra nossa sujeira moral,  edificando uma humanidade melhor, também - na mesma medida - lutamos, nos esforçamos em nós e dentro da casa espírita combater os vestígios da nossa própria inferioridade no lar planetário, o asseio do meio ambiente? 

Exibições: 19

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom Renato, gostei muito dessa sua pauta... o mundo em que vivemos nos parece estar pior a cada dia, e a culpa de tudo isso é nossa sim, o homem com tanta inteligência e sede de consumo, de querer sempre mais e sem olhar pro lado e pensar nas consequencias que criou tudo isso. No centro espírita que frequento aqui em Floripa, realizou como todos os anos o ENJOE que é o encontro de jovens espíritos e o principal tema era a ECOLOGIA e tinha como slogan TERRA O COMPROMISSO DE HOMEM COM SUA CASA-ESCOLA. Esse encontro foi de três dias, que foi só debatido a questão ambiental junto com a espiritual. E uma coisa que eu percebi, e que vale ressaltar, é que existe muita gente que só fala em reciclar, preservar e nao faz absolutamente nada! Como todos sabemos, falar é fácil, difícil é fazer. Todos sabem que devemos reciclar o lixo, nao poluir, nao desmatar, que devemos PRESERVAR mais o que adianta saber se nao põe em prática? O que tentamos com reuniões e encontros é pôr de alguma forma na cabeça dos jovens que precisamos agir pra ter um mundo melhor e passar essas ideias em frente e em prática. Um livro muito bom que recomendo é "Espiritismo e Ecologia" de André Trigueiro.
Ahh e pra finalizar, uma frase que eu acho muito boa "nao vamos deixar um mundo melhor para nossos filhos, mais sim filhos melhores para nosso mundo!" Bjjjs
Acho que, transpor os maus hábitos originados nas caminhadas da existência humana é um desafio, desarticular a zona de comodidade que erguemos dentro de nós, considero, por experiência própria, algo muito traiçoeiro, pois muitas vezes somos traídos por nós mesmos no que tentamos empregar de melhor em nós em relação a uma falsa cultura de milhares de anos . Falar é muito fácil, como você disse. Pensemos urgentemente, o bem que podemos fazer... Pode ser feito agora, e isso, em todos os sentidos de nossa vida estamos aptos, só requer vontade. Vou procurar esse livro "Espiritismo e Ecologia".

O verdadeiro espírita é aquele que também cuida do planeta. A reforma íntima resignifica a vida e nossa interação com meio. Se é muito comum que a poluição em SP, por exemplo, que equivale a três usinas de carvão na cidade, onde os carros são responsáveis por 80% dessa poluição; se é muito normal o ar mais puro das américas ficar poluído, como a cidade de Natal; se é a simples fatalidade que derruba uma comunidade localizada em cima de um antigo "lixão"; se é normal o Brasil ser considerado um dos países mais desiguais do mundo. Alguns podem dizer, "isso é Brasil". Bom, eu retrucaria, "ele é isso o que você fez ou faz dele". Será que estamos pegando pelos erros dos nossos pais ou nossos mesmos? Uma das coisas que me deixa contrariado para triste, é quando tem uma reunião pública fica uma senhora fumando bem na entrada depois da reunião, pergunto-me a causa disso, coisas do tipo ocupam-me o pensamento, pois é paradoxal.

Concordo Eligia, "nao vamos deixar um mundo melhor para nossos filhos, mas sim filhos melhores para nosso mundo!"

Programa ECORAMA DA TV MUNDO MAIOR

Todas estas questões e sugestões são importantes para refletirmos, mas não devemos tirar o foco de nossas prioridades, a essencial, para que tudo melhore exteriormente, tem que começar interiormente...temos que aprender a nos amar, nos respeitar, amando e respeitando o próximo. E na medida em que nos amarmos, naturalmente saberemos valorizar tudo o que Deus nos proporciona...usando sem abusar...utilizando e dando posteriormente uma finalidade útil no momento do descarte...é lei natural, "Na natureza, nada se cria tudo se transforma"...pois o criador é Deus, então nós como cocriadores menores, como bem diz André Luiz em "Evolução em Dois Mundos", temos o dever de amar e respeitar a Mãe Natureza, só assim estaremos realmente colaborando com o momento de Transição que passamos...e para refletirmos, uma frase que um espírito amigo nos deixou: "Hoje na Terra, ou voce muda...ou voce se muda." Muita Paz a todos!!!!

Responder à discussão

RSS

A OJE foi criada com o ideal da união de jovens espíritas, sua sede é em Uberlândia-MG onde trabalhamos para união de mocidades da cidade.

Badge

Carregando...

Notas

Confira os destaques do Movimento Espírita na Europa

Criado por Redação OJE 25 Jul 2010 at 19:11. Atualizado pela última vez por Redação OJE 25 Jul, 2010.

Filme "Nosso Lar" leva às telas o famoso livro de Chico Xavier

Criado por Redação OJE 25 Jul 2010 at 18:44. Atualizado pela última vez por Redação OJE 25 Jul, 2010.

© 2019   Criado por OJE.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço