Organização de Jovens Espíritas

Um mundo melhor OJE!

Qual a sua opinião sobre o "ficar" a luz da doutrina espírita? pode ou não?

Exibições: 257

Responder esta

Respostas a este tópico

Quando lhe vier uma idéia assim, de ficar por ficar sem compromisso, lembremos da Lei de Atração e nos guardemos, escutemos nossos corações e acompanhemos seu ritmo.

Não é um mal, mas como a Cris nos lembrou aquela velha frase "Tudo posso mas nem tudo me convêm".

Antes eu tinha uma idéia de ficar como uma necessidade mensal, pelo menos uma eu tinha que beijar. Não sei se mudei da agua pro vinho, mas é bem capaz que eu to mais pro lado da lama mesmo entretanto, o que eu faço para hoje em dia viver em harmonia com minhas vontades é me ocupar com algo mais útil, existe prazer maior do que abraçar quem voce ama fraternalmente? Um amigo, mamãe, papai, irmã, irmão, cachorro, papagaio sei la...

Não que eu acredite num diabo mas é como minha vó diz sempre: "Cabeça vazia é oficina do diabo"

Joanna de Angelis também recomenda, "nao comece um relacionamento se não estiver com idéia de compromisso sério", só até aí ja da pra ter noção da responsabilidade que é uma vida conjugal.

Eu sei que ta faltando eu terminar meu ponto de vista aqui, mas quanto a esse assunto eu fico meio acanhado eu acho rsrs

Abraços aí gentee ! =)
Ficar não pode(rsrs), não há utilidade e sim o desperdício de algumas energias(acho isso). Namorar pode, namorar é útil (kkkk)pode-se harmonizar as energias, progredir,e edificar o bem. Bom, namoro pelo que eu descrevi já é um casamento quase...rsrs.

Eu nunca fiquei, e não acho o certo também. Mas a luz da doutrina espírita, sei quem poderia resolver essa questão, mas ainda não ouvi a palestra dele(Liszt Rangel) sobre o assunto.
Ficar, para mim, caracteriza o espírito que ainda é muito preso na matéria. Pois quando se fica com alguém, no sentido de não se ter compromisso, dá-se mais valor ao prazer físico do que às necessidades do espírito. O namoro e o casamento sim, são exaltações de sentimentos, o que se deve ser preservado.
"estamos aqui para trabalhar,evoluir e não para se divertir...
A felicidade não é deste mundo
"

Gostei profundamente do que voce falou meu caro amigo Alan...

Pegando mais um pedacinho do Trecho do ESE: "Com efeito, nem a riqueza, nem o poder, nem mesmo a florida juventude são condições essenciais à felicidade."

SÓ PRA REFLETIR . . .

920 O homem pode desfrutar na Terra de uma felicidade completa?– Não, uma vez que a vida lhe foi dada como prova ou expiação; mas depende dele amenizar esses males e ser tão feliz quanto se pode ser na Terra.

893 Qual a mais meritória de todas as virtudes?– Todas as virtudes têm seu mérito, porque indicam progresso no caminho do bem. Há virtude sempre que há resistência voluntária ao arrastamento das más tendências; mas a sublimidade da virtude é o sacrifício do interesse pessoal pelo bem de seu próximo, sem segundas intenções. A mais merecedora das virtudes nasce da mais desinteressada caridade.
Só mais uma coisinha que achei. . .

CAPÍTULO 39 - REFORMA ÍNTIMA
1 - Existe uma fórmula para a felicidade?
Vicente de Carvalho, poeta santista, diz, numa poesia famosa, que nunca encontramos a felicidade porque ela sempre está apenas onde a pomos e nunca a pomos onde estamos. Procuramos no lugar errado, nas curtições mundanas, nas seduções afetivas>, no sucesso social e profissional...
(NÃO PISE NA BOLA - RICHARD SIMONETTI)
Lembrando que aqui todos postam suas opiniões conforme os estudos individuais baseado em obras espíritas.
O Espiritísmo não proíbe, entretanto, nos conscientiza de que toda ação tem sua reação.
Muito interessante e esses energias como você mesmo comentou podem sim serem tencionadas ou direcionadas para outro foco que não esse dos prazeres fúteis ou passageiros não querendo ser careta e ndizendo que é proibido "ficar" não é esse o raciocínio que quero chegar, mas salientar que podemos procurar outros meios mais saudáveis de nos relacionar com os seres humanos....Abraços

VANESSA TOLEDO disse:
Como foi dito: "Tudo nos é permitido, porém nem tudo nos convém!!!"
Acho que essa frase diz tudo...
Por que ao invés de ficar com qualquer pessoa, desrespeitando os próprios sentimentos, e da outra pessoa, nao procuremos focar nossas energias para outras coisas, como fazer o bem pelo proximo???
Esse negócio de ficar é uma invenção do ser humano para se aproveitarem um do outro sem responsabilidades...
Ninguem passa por nós ao acaso... entao aproveitemos a oportunidade que Deus nos coloca as pessoas em nossos caminhos para auxilia-las, dar exemplos, fazer o bem... e nao para aproveitarmos de maneira maliciosa!
Com certeza Gilciane... Tem maneiras muito mais saudáveis de se relacionar com as pessoas... O problema é que nós damos preferencias às maneiras mais prazerosas...

Ainda somos muito apegados aos prazeres da Terra... Mas chegará uma época que isso nao será mais importante!!!

=]

Gilciane Soares Jansen disse:
Muito interessante e esses energias como você mesmo comentou podem sim serem tencionadas ou direcionadas para outro foco que não esse dos prazeres fúteis ou passageiros não querendo ser careta e ndizendo que é proibido "ficar" não é esse o raciocínio que quero chegar, mas salientar que podemos procurar outros meios mais saudáveis de nos relacionar com os seres humanos....Abraços

VANESSA TOLEDO disse:
Como foi dito: "Tudo nos é permitido, porém nem tudo nos convém!!!"
Acho que essa frase diz tudo...
Por que ao invés de ficar com qualquer pessoa, desrespeitando os próprios sentimentos, e da outra pessoa, nao procuremos focar nossas energias para outras coisas, como fazer o bem pelo proximo???
Esse negócio de ficar é uma invenção do ser humano para se aproveitarem um do outro sem responsabilidades...
Ninguem passa por nós ao acaso... entao aproveitemos a oportunidade que Deus nos coloca as pessoas em nossos caminhos para auxilia-las, dar exemplos, fazer o bem... e nao para aproveitarmos de maneira maliciosa!
Penso o seguinte:

- A sexualidade está cada vez mais banalizada entre os jovens, e as consequencias são evidentes, como é o caso das doenças sexualmente transmissíveis e das adolescentes que engravidam sem preparo algum para a criação da criança e o fornecimento do que ela precisa em se tratando de educação e bom exemplo.

- Agora, será que os jovens de hoje são mais imperfeitos que os de ontem? Eu acho que não. Apenas os preconceitos e condicionamentos sociais (ligados ao sexo), a maioria impostos pelas religiões, foram desmoronando. Acredito ser natural o estabelecimento de um certo caos, devido à sensação de liberdade dessas "amarras" religiosas, antes da humanidade começar a compreender que liberdade não significa extrapolar o bom-senso.

- No meu caso, nunca gostei de sair por aí ficando com qualquer uma, muito menos com mais de uma no mesmo dia; é uma coisa minha, pois tenho muitos amigos que gostam. Agora, não vou dizer que nunca fiquei com uma menina apenas um dia e nunca mais; já aconteceu algumas vezes (não que eu me orgulhe disso... rs).

- Bom, eu cresci em meios não espíritas, jamais fiz Mocidade e fui me interessar por conta própria há um pouco menos de dois anos atrás. Então, posso falar com propriedade: essa discussão fora do ambiente espírita é simplesmente impensável, os jovens sequer cogitam que isso possa ter algo de errado (não que eles estejam certos... rs).

- Agora, tenho a opinião de que o casal não precisa se conhecer a fundo, conhecer a família, ter tido grandes conversações, etc., antes de se beijarem pela primeira vez. Quando a conexão é verdadeira e não apenas física, o casal consegue perceber/sentir isso. Claro que podem se enganar e no futuro perceberem que não combinam tanto assim, desta forma terminando o namoro ou até mesmo nem chegando a começá-lo. Mas isso faz parte da nossa imperfeição, quem sabe no futuro o ser humano seja mais intuitivo e erre menos nas escolhas dos parceiros amorosos... rs

Abrs a todos.
Paz e Luz.
- Na minha opnião as pessoas deveriam se relacionar por afinidade, para ir atrás de um objetivo em comum, mas nem sempre é isso q acontece,isso é uma das causas dos relacionamentos durarem tão pouco, e ficar por ficar não é saudavel porque vc tá enxergando com os olhos do corpo, nem sequer conhece a fundo aquela pessoa e como toda ação tem uma reação essa ação não te traz beneficios....
Quando nós relacionamos de forma fisica com varias irmãos, estamos criando laços e esses laços podem jamais serem dasatados. Em nossa situação evolutiva a tentação da carne quando somos adolecentes e insençante e se não tivermos a vigilia podemos cair em abismos no qual poderemos ter muita dificuldade em sair.

O ato de "ficar" envolve no minino duas pessoas e no momento desse ato pode-se estar criando sentimentos no coração do outro, que sejam totalmente contrario a sentimento que possa existir em nosso coração. Então devemos ter a conciencia desse ato.

Palavras de ♪♥♫Cris Schmitt♫♥♪ Tudo nos é permitido, porém nem tudo nos convém!!!

então acho que cabe cada um analisar e decidir o que é certo e posivito para sua evolução e evoluçao de nosso planeta, em comum todos os nosso irmãos
Confesso que estou me deliciando com essas opiniões! Concordo em genero, número e grau com todos. Até porque quando se fica com um hj, amanha com outro, ou com vários... chega uma hora que o ser humano se sente vazio, é um vazio que dói e nos faz pensar em quais realmente são os nossos objetivos na terra. É lógico que o espiritismo não diz oq é certo ou errado, mas nos faz pensar e escolher o caminho que quisermos, logicamente colhendo os frutos benéficos ou maléficos de tais escolhas. Eu particularmente gosto de viver uma história com a pessoa amada, observar o seu jeito, ter oportunidades de momentos bons, de trocar uma boa idéia, enfim, de construir um sentimento bom, o qual com certeza tira o vazio que fica quando se tem várias, mas ao mesmo tempo não tem nenhuma. E como disse a querida amiga Vanessa Toledo, temos que procurar colocar a felicidade aonde estamos e não simplesmente a colocar onde quisermos, pois eu posso dizer que estou feliz somente quando acho uma pessoa maravilhosa, ao invés de procurarmos nos fazer feliz fazendo o bem e nos evoluindo sem precisar achar alguém ou alguma coisa para dizermos que agora sim a felicidade se fez presente.

Abraços fraternos a todos!!

Responder à discussão

RSS

A OJE foi criada com o ideal da união de jovens espíritas, sua sede é em Uberlândia-MG onde trabalhamos para união de mocidades da cidade.

Badge

Carregando...

Notas

Confira os destaques do Movimento Espírita na Europa

Criado por Redação OJE 25 Jul 2010 at 19:11. Atualizado pela última vez por Redação OJE 25 Jul, 2010.

Filme "Nosso Lar" leva às telas o famoso livro de Chico Xavier

Criado por Redação OJE 25 Jul 2010 at 18:44. Atualizado pela última vez por Redação OJE 25 Jul, 2010.

© 2019   Criado por OJE.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço