Organização de Jovens Espíritas

Um mundo melhor OJE!

É fato que na maioria dos casos, trabalhamos silenciosamente em observação a muitos preceitos cristãos, mas é também fato que se pudéssemos divulgar o Espiritismo de forma mais direta e objetiva, certamente que poderemos ajudar a muitos que necessitam e ainda não conhecem essa maravilhosa doutrina. Gostaria de saber como vocês estão divulgando nas suas casas, escolas, trabalhos, mídias sociais e lugares diversos.

Exibições: 54

Responder esta

Respostas a este tópico

na nossa casa é atravez de campanha...
Jesus no Lar: são oferecidos cultos nas casas pelos jovens.
Em defesa da vida: Entrega de mensagens, faixas levantadas no trânsito, "gógó"... contra o aborto, eutanásia, etc... normalmente em locais com aglomerações de pessoas, como supermercados.
Humberto de Campos: Livros espiritas oferecidos para empréstimo nas casas.
Auta de Souza: Popular campanha do quilo, arrecadação de alimentos, roupas, e entrega da mensagem espírita.
Jesus e você: Distribuição de mensagens espíritas nas ruas. e todas as campanhas e entregue a mensagem.. com o endereço do centro..
Bom, acho que o melhor jeito de divulgar é pela própria conduta, em qualquer lugar. Tenho meus defeitos e falhas que me fazem ainda um "mal divulgador", mas pensar assim é uma grande força pra minha reforma íntima.
Observei isso na convivência com irmãos de outras religiões, pois apesar de não concordarem com muitos pontos da doutrina espírita, a grande maioria respeita e admira Chico Xavier, por exemplo.
Enquanto trilho o imeeeenso caminho para chegar lá, busco na casa espírita formas para divulgar. Trabalhos assistenciais, campanhas como já disse o Heittor. Convidar os amigos. Outro passo que aprendi e acho importante é não negar ou esconder de amigos e conhecidos nossa opção religiosa, por medo, preconceito... acho que nesse receio já neguei Cristo muito mais de três vezes! E isso incomoda, hora ou outra.

Creio que falta de minha parte mais amor a doutrina, entusiasmo! É muito fácil reconhecer católicos e principalmente evangélicos... no meu curso, por exemplo, demorei alguns anos pra saber que fulano era espírita, ciclano ia na mocidade tal, beltrano... e vice-versa.
Se o que nos prendia era o sentimento de estarmos sozinhos, pronto, não estamos mais! =D
No meu modo de ver, a união vai fazer a diferença! Só é preciso um pouquinho de cada!

Enfim, acho que estamos divulgando a todos momentos, pelas nossas ações. Alguém mais aqui fica feliz quando vê uma pessoa lendo um livro espírita no ônibus? hehe
Amigo e companheiro de atividades Rodrigo, começo minha fala com uma citação de Emmanuel que diz que - "a maior caridade que podemos fazer para o espiritismo é a sua divulgação." Nos trabalhos caritativos onde vamos de encontro aos necessitados estamos fazendo uma grande divulgação, divulgação essa que o Cristo já nos tinha ensinado e que espíritos missionários como Chico, Bezerra, Eurípides tornaram a exemplificar. Nos corações mais simples a linguagem universal da caridade encontra terreno fértil, de humildes pescadores à grandes apóstolos divulgadores do evangelho, de pequeninas crianças à futuros evangelizadores e colaboradores de um planeta melhor. Por outro lado, todo momento é momento de ser cristão, nos eventos sociais, no emprego, na faculdade, ou escola podemos semear bons exemplos. Emmanuel também diz que - "se as palavras convencem os exemplos arrastam." Ser cristão, ser espírita é uma filosofia de vida, não somos espíritas só no centro ou no posto de assistência. Podemos ser grandes divulgadores aonde estivermos. É tão empolgante estudarmos, aprendermos sobre as leis de Deus, as leis que regem o universo, começar a entender nossos problemas, trazer os ensinamentos para nossa vida, que nos sentimos com um imenso tesouro nas mãos e queremos que o maior número de pessoas saibam das "boas novas". Acredito que em breve teremos mais acesso aos meios de comunicação, temos muitas coisas para criar dentro da divulgação espírita, a internet fornecerá recursos grandiosos para esse objetivo. Por fim, só tenhamos cuidado com nossa ansiedade para não faltar com a caridade nos momentos de divulgação, respeitemos o tempo de cada um. Deus nos abençoe sempre...
Boa Rodrigo, é mesmo isso aí. Digo também que o Rodrigo e sua família participam da coordenação de uns 5 postos de assistência na periferia de Campo Grande (MS), essa é outra forma que ele divulga a doutrina. De fato, um modelo exemplar de união.
O que vocës acham de utilizarmos adesivos, camisetas, panfletagem a respeito da Doutrina e de casas espíritas em nossas cidades, acompanhados de mensagens edificantes, seria exagero? Me agrada muito o trabalho das Campanhas Auta de Souza, considero uma excelente forma de divulgar.
Agora farei atravez de uma peça teatral...Desencontros de Adão e Eva,ao qual faço personagem principal...
O Teatro é uma excelente ferramenta de divulgação.
O mais interessante, é que de acordo com a sua conduta, as pessoas te procuram para saber sobre a sua religião. Dependendo da pessoa, ela só quer uma prece, uma ajuda, uma palavra amiga, uma terceira opinião...
Hoje a Doutrina Espírita é forte, e tem diversas formas de chegar até nós. Não precisa de uma divulgação forte e pesada.
Sobretudo, todos aqueles que trabalham no bem, são trabalhadores de Jesus, independente de cor, religião, nacionalidade...
Nos comentários que se passaram, percebi que nossa timidez talvez seja a que menos divulgue a Doutrina, mesmo os que nos chamam de fanáticos, loucos, etc., a nossa conduta, que não quer dizer: certo e errado, mas sim auxilio, amor, paz e respeito, são as melhores divulgações, eu busco, através de e-mails e orkut, sempre que deixo um "oi", "feliz aniversário", "pps" e todos tipos de mensagens em geral, coloco uma frase de algum autor espírita e o nome que as pessoas ligam ao conhecimento próprio, por exemplo: mando um pps qualquer, coloco uma frase de Emmanuel ou André Luiz e coloco entre parênteses, Chico Xavier, assim as pessoas ligarão aquela frase a Doutrina Espírita, é singelo, mas chama a atenção das pessoas para reflexões. Ás vezes, coloco frases de outras pessoas, não ligadas a Doutrina, mas que mexem com as pessoas de alguma forma, para dentro delas mesmas.
Conduta Espírita, Capítulo 13: Na propaganda

(...)

Conquanto precisemos batalhar incansavelmente no esclarecimento geral, usando processos justos e honestos, não esquecer que a propaganda principal é sempre aquela desenvolvida pelos próprios atos da criatura, através da exemplificação eloqüente de nossa reforma íntima, nos padrões do Evangelho.
A Doutrina Espírita prescinde do proselitismo de ocasião.

(...)
ATENÇÃO
Meus irmãos, eu passei por uma situação muito chata, e acho que pra quem estuda a doutrina não deve se calar. A doutrina espírita tem seus inimigos e seu perseguidores, existem também aqueles que se dizem estudiosos, mas afinal deturpam a sanidade da doutrina - Ela que revela o amor de Deus, e nos traz o exercício do evangelho de Jesus. Allan kardec fala "fora da caridade não há salvação."
Peço que tenham cuidado em participar de comunidades ditas espíritas, e promotoras da doutrina. Não prestigiem comunidade que só tem nome, mas não aplicação. A exemplo da comunidade "Eu sou espírita - Espiritismo", nós espíritas temos que defender a doutrina. Lá muitos ditos espíritas compartilham de conceitos de opiniões que fogem do bom-senso e do próprio estudo espírita. Isso me afligiu não pela segurança da doutrina, sei que nada a abala. Mas por aqueles que entraram na comunidade e aqueles que estão aprendendo ainda, sem saber o que lá é promulgado pelos próprios moderadores. Esse é só um aviso aos nossos irmãos. Fui expulso por dar testemunho do meu estudo( e não acredito o que eu estudei com tanto apego e ouvi de expositores tão renomados seja falso) .
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=495527
Ai está o link da comunidade.
Aí os exemplos de tópicos criados pelos próprios moderadores:
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=495527&tid=5416845026...
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=495527&tid=5424701530...
Por favor, tenham em mente que aqui não estou com a má intenção de fazer confusão, mas de esclarecer e defender a própria divulgação.
up Renato! =]

Responder à discussão

RSS

A OJE foi criada com o ideal da união de jovens espíritas, sua sede é em Uberlândia-MG onde trabalhamos para união de mocidades da cidade.

Badge

Carregando...

Notas

Confira os destaques do Movimento Espírita na Europa

Criado por Redação OJE 25 Jul 2010 at 19:11. Atualizado pela última vez por Redação OJE 25 Jul, 2010.

Filme "Nosso Lar" leva às telas o famoso livro de Chico Xavier

Criado por Redação OJE 25 Jul 2010 at 18:44. Atualizado pela última vez por Redação OJE 25 Jul, 2010.

© 2019   Criado por OJE.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço