Organização de Jovens Espíritas

Um mundo melhor OJE!

Terremotos, tsunamis, deslizamentos de terra, enchentes, nevascas, guerras, pandemias, acidentes aéreos e automobilísticos. Estão ocorrendo diversos desastres na Terra, atingindo milhões de pessoas.

Iniciamos esta discussão para reunirmos os nossos conhecimentos a respeito deste assunto e, é claro, buscar o esclarecimento.

Exibições: 32

Responder esta

Respostas a este tópico

Só pra complementar o tópico, hoje no Jornal Hoje da Rede Globo foi transmitida uma matéria que me chamou a atenção bastante quanto a desastres.
Título : Tragédias marcam o início de 2010
Treze dias, três desastres ambientais. Duas no Brasil e o terremoto devastador no Haiti. Fenômenos que provocaram a morte dezenas de brasileiros e trouxeram dor e tristeza para milhares de pessoas.

Dia primeiro de janeiro:
Os brasileiros assistem comovidos às cenas dramáticas de dois grandes deslizamentos de terra em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Dezenas de mortos.

“Para gente, nós não perdemos a Fernanda. Ela está viajando para nós”, fala Noberto Pires dos Reis, pai da Fernanda Muraca.

“Se não se apegar a Deus, você não para em pé”, completa a mãe Janete Muraca dos Reis.

Cinco de janeiro:
Quatro dias depois, mais tristeza no país.
Uma ponte desaba no interior do Rio Grande do Sul e arrasta vinte pessoas.

Treze de janeiro:
O mundo para diante da catástrofe no Haiti. Brasileiros civis e militares estão entre as vítimas do maior terremoto no país em duzentos anos.

Tragédias como essas provocam um sentimento inexplicável de dor. Segundo psicólogos, não adianta tentar esquecer o que é inesquecível, tentando aliviar o sentimento.

Eles dizem que falar sobre o assunto, vivenciar essa emoção forte pode ajudar os familiares. “Colocar a emoção no lugar certo. A pessoa tem um choque, fica esperando notícia que a pessoa não morreu. Com o passar do tempo, a ausência física da pessoa, ela vai se conscientizando. Então existe o tempo que é bom, mas não os meses iniciais”, esclarece Alda Rangel, psicóloga

Jornal Hoje, 14 de janeiro de 2010
Aos poucos estamos despertando para Deus e é como disse a mãe entrevistada "Se não se apegar a Deus, você não para em pé", ou também acordando para a realidade da vida pós vida como esse pai disse "Para gente, nós não perdemos a Fernanda. Ela está viajando para nós"

De todo mal se tira algum proveito, de toda necessida alhei uma experiência a mais para nós.

Vamos despertar! Despertemo-nos. Ide e pregai
Lembremo-nos que ninguém é coitadinho!!!
Tudo é colheita e plantaçao!!!
(Acho q é por isso q sou chamada de coraçao gelado rsrsrs...mais estou sendo racional)...
Lógico, me compadeço muito com a dor alheia...
Estas situaçoes sao provas para todos nós...
Provam a nossa fé...nosso amor...nossa confiança no Pai!!!

Como disse meu irmão Douglas...
'Vamos despertar! Despertemo-nos. Ide e pregai'

Além do pregar...vamos trabalhar muito para fazer por onde ficar mais tempo aqui!!!!
O planeta precisa mto de seres com animo e vontade de trabalho e mudança...
Esta fase nao está facil...
e nao pensemos que tudo vai melhorar rápido!!!
Temos muitos perrengues pra passar ainda!!!
Tenhamos fé...
Que tudo acontece no tempo certo...e Nada acontece por acaso!!!

...Como diz aquela música...
Um dia todos nós seremos anjos...
Vamos trabalhar...
E acreditar...
Que no futuro nós seremos anjos...
Num planeta onde amor...
Unicamente o amor...
Há de reinar!!!

Trabalhemos muito!!!
Muito msmo!!!
Para que o amor reine!!!
=D
Como diz a Vanessa, "Eu tenho orgulho demais dessa menina" ♥
Meu bem...
Nao tenha orgulho...
(nenhum orgulho é bom)...
tenha satisfaçao!!!
;D
é minha linguagem pobre meu anjo,
é o orgulho de satisfação mesmo huhuhu
Eu não me lembro em que parte do Livro dos Espíritos - flagelos destruidores. Ha eu aprendi muito sobre esse assunto, eu ouço a radio fraternidade, passa várias palestra, e com muito uma três delas falam dos flagelos destruidores. Resumiria no meu ponto de vista o assunto, que tudo está na providência de Deus, ele é justo e bom, e visa sempre o nosso progresso.
acredito que esses desastres sejam uma espécie de limpeza no nosso planeta devido ao processo de regeneração (na maioria dos casos, nunca vamos generalizar)

mas muitos ainda se revoltam contra Deus pensando que isso é uma espécia de castigo, mas tudo que acontece é vontade Dele e sabemos que nosso Pai nos ama e visa sempre o nosso bem, mesmo que para isso seja necessário que passamos por provas um pouco dolorosas como por exemplos os desastres.

mas chegará o dia em que todos entenderão o motivo pelo qual isso está acontecendo, mas enquanto isso nao acontece nós como espíritas devemos pregar o Evangelho e esclarecer que Deus nao castiga ninguém, mas nossa consciencia sempre nos cobrará os atos incorretos e teremos então a chance de resgatar nossas dívidas.
*.*

Camila Neves disse:
acredito que esses desastres sejam uma espécie de limpeza no nosso planeta devido ao processo de regeneração (na maioria dos casos, nunca vamos generalizar)

mas muitos ainda se revoltam contra Deus pensando que isso é uma espécia de castigo, mas tudo que acontece é vontade Dele e sabemos que nosso Pai nos ama e visa sempre o nosso bem, mesmo que para isso seja necessário que passamos por provas um pouco dolorosas como por exemplos os desastres.

mas chegará o dia em que todos entenderão o motivo pelo qual isso está acontecendo, mas enquanto isso nao acontece nós como espíritas devemos pregar o Evangelho e esclarecer que Deus nao castiga ninguém, mas nossa consciencia sempre nos cobrará os atos incorretos e teremos então a chance de resgatar nossas dívidas.
Nada é por acaso e tudo tem um motivo. Como já foi dito, estes desastres, ou flagelos, como bem lembrou o Renato, são acontecimentos necessários para nossa depuração na Terra.

Para quem se interessar, no Livro dos Espíritos, no livro III, capítulo VI, em "Flagelos Destruidores", estão os esclarecimentos com relação ao assunto.
Meu caros, acredito eu que tudo isso, como dito pela Camila, é uma forma de "limpeza" em nosso planeta para a fase de transição para a regeneração. Acredito também que tudo é um chamado de Deus para todos nós para buscarmos à Ele, para buscarmos realmente estar mais próximo Dele. E como seria essa forma?? Buscar o bem, a fé e a caridade. Talvez seja a hora de buscarmos a nossa reforma e correr atrás de um "mundo melhor".
Como bem colocado pela Cris, "O planeta precisa mto de seres com animo e vontade de trabalho e mudança...
Esta fase nao está facil...
e nao pensemos que tudo vai melhorar rápido!!!
Temos muitos perrengues pra passar ainda!!!
Tenhamos fé...
Que tudo acontece no tempo certo...e Nada acontece por acaso!!!"

"Ouça meu amigo, as trombetas anunciando, os tempos estão mudando é a nova situação.
Os ventos sopram fortes, maremotos e terremotos
Sofrimento em demasia, revelados no dia a dia
Mas o Mestre anunciou, enviou o Consolador, amparando os aflitos, nos provando seu amor."
Gostaria de destacar duas questões do Livro dos Espíritos:

739. Os flagelos destruidores têm alguma utilidade do ponto de vista físico, apesar dos males que ocasionam?

– Sim, eles mudam, muitas vezes, as condições de uma região; mas o bem que resulta disso somente é percebido pelas gerações futuras.

740. Os flagelos não seriam para o homem também provas morais que os submetem às mais duras necessidades?

– Os flagelos são provas que proporcionam ao homem a ocasião de exercitar sua inteligência, mostrar sua paciência e sua resignação à vontade da Providência, e até mesmo multiplicam neles os sentimentos de abnegação, de desinteresse e de amor ao próximo, se não é dominado pelo egoísmo.

Interessante que apesar do desastre que se vê no Haiti, observa-se, em todo o mundo, uma mobilização para ajudar aquele povo. Sei que estamos longe de um nível de progresso moral ideal, mas são atitudes como essas q demonstram o amor ao próximo que está se desenvolvendo na humanidade - devagarzinho, o mundo vai aprendendo a amar e a ajudar.
Estamos caminhando...

Tenhamos fé, como disse a Bárbara, e muito amor!

Responder à discussão

RSS

A OJE foi criada com o ideal da união de jovens espíritas, sua sede é em Uberlândia-MG onde trabalhamos para união de mocidades da cidade.

Badge

Carregando...

Notas

Confira os destaques do Movimento Espírita na Europa

Criado por Redação OJE 25 Jul 2010 at 19:11. Atualizado pela última vez por Redação OJE 25 Jul, 2010.

Filme "Nosso Lar" leva às telas o famoso livro de Chico Xavier

Criado por Redação OJE 25 Jul 2010 at 18:44. Atualizado pela última vez por Redação OJE 25 Jul, 2010.

© 2019   Criado por OJE.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço