Organização de Jovens Espíritas

Um mundo melhor OJE!

Pessoal,
ando com uma dúvida e preciso de instrução a respeito...
no estágio que faço na faculdade todo dia à tarde, eu cosumo café exageradamente (às vezes são quatro copos de plástico - daqueles tamanho médio, não destinados a tomar café). Sempre ouvi dizer que café vicia e tals, mas não me sinto viciado. Inclusive há dias que não sinto vontade de tomar e não tomo nenhum copo. Simplesmente gosto de café e, às vezes, ele me ajuda a enganar o cansaço.
Enfim, o que meus queridos irmãos acham disso?
Alguém já leu algo a respeito da visão espírita sobre o café?

Grande abraço pra vocês, e fiquem com Deus!!!

Exibições: 100

Responder esta

Respostas a este tópico

Nusss...ow que dúvida massaaa...
mais sei fala nada naum
huahuahuhuhauahuahuahauhauha
só q...vou procurar e encontrar pessoas que saibam me dizer!!!
=D
Cafeína causa dependência ! :)
Tanto que do lado de lá o café é descafeinado HUHUHU (relato de Dr. Inacio Ferreira em seu livro "Fundação Emmanuel" psicografado por Carlos A. Baccelli)
Visão espírita sobre o café?!?!?!
Não existe visão espírita sobre o café.
Isso é de alçada da ciência, procure informações científicas sobre esse hábito/vício.

Mas, se você só usa para enganar o cansaço no trabalho, então não configuraria aí o vício.
Seria vício se tomasse toda a hora e todos os dias, sentindo uma vontade irresistível de tomar café, ou seja, dependente disso.
Bem não tenho conhecimento a respeito ,mas nada em excesso é saudavel.Essa resposta serve para qualquer caso.

Muita paz a você e boa sorte nos seus estudos e no estágio.
Olha, se é vício eu não sei, mas devem ter estudos sobre isso. Porém, vale a máxima que a Ana Carolina citou: "nada em excesso é saudável".

Apenas a título de curiosidade, três questões do Livro dos Espíritos sobre a questão:

714. O que pensar do homem que procura nos excessos de toda espécie um refinamento para seus prazeres?
– Pobre infeliz digno de lástima e não de inveja. Está bem próximo da morte!

716. A natureza não traçou o limite de nossas necessidades em nossa estrutura orgânica?
– Sim, mas o homem é insaciável. A natureza traçou o limite às suas necessidades no seu próprio organismo, mas os vícios lhe alteraram a constituição e criaram necessidades que não são reais.

719. É condenável ao homem procurar o seu bem-estar?
– O bem-estar é um desejo natural. Os abusos são condenáveis porque contrariam a lei de conservação. O bem-estar é condenável se foi adquirido à custa dos outros e se comprometeu o equilíbrio moral e físico do homem.
Tudo no nosso organismo tem a sua dose para o bom funcionamento. Se começamos a tomar demais algo acabamos "acostumando mal" o nosso organismo. Agora, algumas pessoas possuem mais tolerância do que outras. Repare se as doses de café que você vem tomando não estão aumentando.
Tudo que se torna excessivo em nossa vida é vício, inclusive o fato de ficar tomando xícaras e mais xícaras de café. Assim como tomar copos e mais copos de refrigerantes... e por ai vai... jogo, sexo, computador... tudo em excesso e com frequência pra mim, é vício. Um cafezinho durante a jornada de trabalho, cai muito bem. Vários cafezinhos... ai... temos que reparar!!!
O Espiritismo não condena nem aprova. Ele diz apenas que não devemos exagerar. A partir do momento que você faz do café uma forma de relexar, você o associa ao descanso. E se toda vez que você precisar descansar tiver que beber café, isso não será um bom sinal, pois estará caracterizando um vício. Exageradamente, até a água faz mal. Basta que não exagere na quantidade. Em vez de beber café 4 vezes, beba 3, e daqui a pouco você beberá apenas um.
Abraços fraternos.

Responder à discussão

RSS

A OJE foi criada com o ideal da união de jovens espíritas, sua sede é em Uberlândia-MG onde trabalhamos para união de mocidades da cidade.

Badge

Carregando...

Notas

Confira os destaques do Movimento Espírita na Europa

Criado por Redação OJE 25 Jul 2010 at 19:11. Atualizado pela última vez por Redação OJE 25 Jul, 2010.

Filme "Nosso Lar" leva às telas o famoso livro de Chico Xavier

Criado por Redação OJE 25 Jul 2010 at 18:44. Atualizado pela última vez por Redação OJE 25 Jul, 2010.

© 2019   Criado por OJE.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço